Universidade Federal de Minas Gerais

Fórum reúne em Diamantina gestoras de unidades acadêmicas e da administração central da UFMG

quinta-feira, 19 de novembro de 2015, às 5h59

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida, pró-reitoras, diretoras e vice-diretoras de unidades acadêmicas e do ensino básico e profissional na UFMG estarão reunidas a partir desta quinta, 19, até o próximo sábado, em Diamantina, para o 1º Fórum Mulheres na Administração Universitária. As atividades serão concentradas na Casa da Glória, espaço vinculado ao Instituto de Geociências (IGC).

O objetivo é discutir questões e promover troca de experiências relacionadas à presença de mulheres nos cargos de gestão na Universidade, com foco, a princípio, nas unidades acadêmicas. De acordo com a diretora da Escola de Belas-Artes, professora Maria Beatriz Braga de Mendonça, as mulheres gestoras têm contribuição relevante a oferecer para a “escuta qualificada” e “olhar para o outro”.

“Observo uma disposição especial das diretoras para compreensão das reivindicações das diversas categorias da comunidade acadêmica, para a busca da integração dessas categorias e para a promoção da qualidade de vida no trabalho”, afirma Bya Braga, que divide a iniciativa do encontro de Diamantina com a professora Maria Márcia Magela Machado, diretora do IGC.

A diretora da EBA lembra ainda que as gestoras enfrentam dificuldades que são comuns às mulheres no mercado de trabalho. “Nós temos que atender à expectativa, fundada no pensamento patriarcal, de que cuidemos não apenas dos nossos filhos, mas também dos idosos da família. Além disso, não é fácil termos reconhecidas as nossas competências, talvez porque sejam diferentes as formas de expressão dessas competências”, comenta Bya Braga.

As exposições e debates, que terão participação de professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), serão traduzidas, ao final do fórum, na Carta de Diamantina, que vai sintetizar contribuições das gestoras. “O objetivo é que o encontro gere propostas, inclusive ligadas a políticas públicas no âmbito da universidade que sejam atravessadas por questões de gênero”, anuncia Bya Braga.

Conheça a programação do 1º Fórum Mulheres na Administração Universitária.

19 de novembro

13h - Almoço de confraternização em Diamantina

14h30 - Recepção das participantes na Casa da Glória

15h30 - Conferência de abertura, da vice-reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida
Um espaço todo nosso? Mulheres, espaço público e a administração universitária

16h - Debate

16h30 - Diálogos sobre experiência administrativa em uma pró-reitoria, com a presença das pró-reitoras de Recursos Humanos Maria José Grillo e Leonor Gonçalves (adjunta)

17h - Debate

18h30 – Exposição do professor Marcos Lobato Martins, do curso de História da UFVJM
Mulheres no garimpo oitocentista de diamantes no antigo Tejuco

Assinatura do termo de doação à Casa da Glória do piano de Maria Antonieta Machado Nascimento, ex-professora do Conservatório de Música Lobo de Mesquita, em Diamantina.
Sarau com recital de piano de Maria Antonieta e pequeno coquetel.

20h30 - Jantar de confraternização

20 de novembro

8h30 - Café da manhã na Casa da Glória

10h - Conferência da professora Leida Calegário de Oliveira, pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFVJM
Olhar extramuros sobre o feminino e administração universitária pública – relação com estudantes

10h30 - Debate

11h - Troca de experiências entre as diretoras acadêmicas

12h30 - Saída para almoço em Biribiri e redação da Carta de Diamantina – 1º Fórum de Mulheres na Administração Universitária

21 de novembro

8h30 - Café da manhã na Casa da Glória e confraternização

10h - Visita ao Mercado Velho e à Cooperativa de Artesãs de Diamantina, antes da volta a Belo Horizonte.