Foi publicado o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG. O programa, que promove a iniciação do estudante na produção do conhecimento e sua convivência cotidiana com o processo de investigação científica, tem foco no estudo interdisciplinar, envolvendo os espaços de ciência e cultura da Universidade. O edital – que se caracteriza pela interface pesquisa-extensão – vai selecionar propostas de professores em efetivo exercício na UFMG que queiram orientar alunos de iniciação científica. As bolsas podem ser solicitadas até 18 de fevereiro de 2016, e o resultado será divulgado a partir de 23 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online, no Sistema de Fomento, com acesso pela página da Pró-reitoria de Pesquisa. Para a solicitação da bolsa, o projeto de orientação deve se enquadrar em uma das temáticas propostas: salvaguarda de patrimônio científico; estudo e coleta de acervo; documentação, desenvolvimento e aplicação de metodologias e recursos técnicos no campo da conservação; pesquisa temática (acervo, reserva técnica, exposição, arquivo, biblioteca, história); estudos de coleções e acervos; estudos de temas correlatos ao recorte patrimonial da unidade; pesquisa de público; desenvolvimento e aplicação de metodologias de pesquisa de público de museu; estudos de perfil de visitantes; produção de diagnósticos e indicadores museológicos; linguagens e recursos técnicos aplicados à expografia; desenvolvimento e aplicação de metodologias de ação educativa e ação sociocultural; avaliação de exposição e ações educativas, acessibilidade e inclusão; estudos sobre o acesso ao espaço museológico; aplicação de normas técnicas e legislação sobre acessibilidade; estudos sobre a inclusão, desenvolvimento e aplicação de tecnologia assistiva para espaços expositivos; gestão museológica; produção de diagnóstico e de indicadores museológicos; metodologias para elaboração de plano museológico; avaliação de processos museológicos; estudos de modelos de gestão administrativa.