Universidade Federal de Minas Gerais

Velório do professor Marcos Pinotti será neste domingo, na Escola de Engenharia

sábado, 30 de janeiro de 2016, às 13h11

Foca Lisboa/UFMG
marcos%20pinotti%20sem%20terno.JPG O corpo do professor Marcos Pinotti, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, será velado neste domingo, 31, das 10h às 18h, no auditório principal da Escola de Engenharia, campus Pampulha. Ele morreu no último dia 21, em Moscou, vítima de infarto.

Além da entrada principal, na Avenida Presidente Antônio Carlos, o acesso ao campus poderá ser feito pela portaria 4, localizada nas proximidades do Colégio Militar.

Marcos Pinotti era uma das principais referências da UFMG em inovação e empreendedorismo tecnológico. Segundo o Somos UFMG, plataforma que agrega informações sobre a produção científica de pesquisadores da Instituição, ele, em parceria com outros pesquisadores, registrou 45 patentes no banco de dados da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), entre 1997 e 2014.

Pinotti graduou-se em Engenharia Mecânica pela Unicamp, em 1989. Na mesma instituição, cursou mestrado, concluído em 1992, e doutorado, em 1996, também na área de Engenharia Mecânica. Como docente da UFMG, recebeu, em 2013, o Prêmio Fundep – principal distinção conferida na Universidade aos seus pesquisadores – na área de Tecnologias.

O pesquisador coordenava o Laboratório de Bioengenharia (Lab-Bio), dedicado às áreas de Engenharia Cardiovascular, Biofotônica, Tecnologia Assistiva, Biomimética, Medicina Regenerativa e Biomecânica, e o Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan), especializado em neurociências, visão neural, processos de cognição e tecnologia da informação aplicada a neurociências.

Leia mais
Morre em Moscou o professor Marcos Pinotti, da Escola de Engenharia