A nadadora Joanna Maranhão, que se prepara para representar o Brasil pela quarta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos, utiliza desde a última segunda-feira, 22, as instalações do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG para treinar. A pernambucana de 28 anos aprovou a estrutura do local: "É um palácio", resumiu. (Assessoria de comunicação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)
A atleta, que atuou no Minas Tênis Clube entre 2009 e 2011, disse que pretende voltar mais vezes. “Eu já morei aqui e tinha bastante dificuldade em achar um local para treinar. Essa piscina é excelente no bloco, raia, absolutamente tudo. Posso dizer que, no Brasil, não tem nenhuma piscina para treinamento como essa”, disse a nadadora, que finaliza seus treinos na Pampulha nesta quarta.
Joanna explica que, no país, é complicado treinar em piscinas de excelência, que normalmente são exclusivas para competições: “É muito difícil ter acesso a piscinas em que acontecem campeonatos. Como a piscina do CTE é voltada para treinos, está o ano inteiro à disposição.”
A nadadora ressaltou ainda que a estrutura do CTE possibilita a realização de treinos para pessoas de níveis e idades diferentes: “A piscina retrátil permite que se dê aulas para escolinha, para adultos ou para atletas de alto rendimento”.
Joanna Maranhão participou das Olimpíadas de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). “Tenho a oportunidade de amadurecer com os Jogos Olímpicos, e isso é mágico”, disse a atleta, que está animada para a edição do Rio, em agosto. “A expectativa para o Rio 2016 é a melhor possível. Digo a meu técnico e a minha psicóloga que quero sair de lá deixando tudo o que eu posso na água. Os treinos estão voltados para isso.”
Em 2014, Joanna interrompeu suas atividades ao questionar a política desportiva. “Eu não concordava com muita coisa. Parei por um tempo, mas depois percebi que minha paixão por estar aqui é maior”, disse Joanna, que é atleta do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, onde pretende encerrar sua carreira neste ano.