Universidade Federal de Minas Gerais

Simpósio sobre substância considerada promissora para a cura do câncer reúne especialistas no CAD1; acompanhe ao vivo a partir das 14h

sexta-feira, 11 de março de 2016, às 9h09

Um simpósio sobre a fosfoetanolamina – composto sintetizado pelo professor aposentado da USP Gilberto Chierice, que tem sido considerado uma alternativa promissora para curar o câncer – abre nesta sexta-feira, 11, as atividades dos programas de Pós-Graduação da UFMG. Ministrada pelos professores Roger Chammas, também da USP e do Instituto do Câncer de São Paulo, e Durvanei Augusto Maria, do Instituto Butantan (SP), a atividade terá transmissão ao vivo. O acesso também poderá ser feito pelo Portal da RNP.

As discussões começam às 14h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha. Chammas vai abordar a importância de ensaios clínicos para o desenvolvimento de uma droga. Durvanei apresentará resultados de suas pesquisas com o composto químico. Organizado pelo Programa de Pós-graduação do ICB, o evento, gratuito, é aberto ao público.

De acordo com a professora Cleida Aparecida Oliveira, coordenadora do Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NPPG) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o objetivo do simpósio é apresentar à comunidade da UFMG “o andamento das pesquisas sobre um quimioterápico promissor”.

Programação

14h às 14h30 - Cerimônia de abertura
Andréa Mara Macedo, diretora do ICB
Pró-reitoria de Pós-graduação da UFMG
Adelina Martha dos Reis, pró-reitora de Pesquisa da UFMG
Cleida A. Oliveira, coordenadora do NAPG

14h30 às15h30 - Roger Chammas (USP e Instituto do Câncer de SP/Icesp)
Da molécula ao medicamento: aspectos ético-científicos do desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas

15h30 às 16h30 - Durvanei Augusto Maria (Instituto Butantan)
Atividade antitumoral do fosfolipídeo Fosfoetanolamina sintética

16h30 às 17h - Discussão geral e encerramento

(Com Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica do ICB)