Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos: Foca Lisboa/UFMG
docencia-mesa-Foca-Lisboa%20%282%29.jpg

Capacitação de docentes é também responsabilidade institucional, afirmam especialistas em evento na UFMG

terça-feira, 5 de abril de 2016, às 19h42

A conquista de um “pacote de habilidades” necessárias ao professor universitário é caminho que não deve ser trilhado individualmente, pois envolve também a responsabilidade institucional, enfatizou na tarde desta terça-feira, 5, em mesa-redonda no campus Pampulha, a professora Eliana Amaral, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela citou a própria experiência e iniciativas da Unicamp nessa área, ao falar das tendências na avaliação do mérito acadêmico do ensino.

Também participaram da mesa-redonda Valorização da docência e do professor universitário o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, o coordenador da pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, Elton Antunes, e Cristina Alvim, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG.

O evento foi acompanhado por professores, diretores de unidade, chefes de departamento, coordenadores de colegiado e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), órgãos de apoio aos colegiados.

Cristina Alvim comentou que a mesa-redonda é parte das atividades da CPA, em cujos encontros tem sido percebido “um sentimento de profunda desvalorização do trabalho docente na graduação, o que trouxe o desejo de sair desse lugar de sofrimento para ir a lugar de propostas”.

Diretora de Avaliação Institucional da UFMG, Cristina Alvim mostrou resultados de questionário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), respondido pelos alunos em 2013 e 2014. Segundo ela, os dados demonstram que a Universidade não aparece tão bem na avaliação dos alunos nas áreas de planejamento de ensino e articulação de teoria e prática.

Perfis
docencia-mesa-Foca-Lisboa%20%284%29.jpg Eliana Amaral apontou as múltiplas exigências que se apresentam ao professor universitário, relacionadas ao ensino, à pesquisa, à extensão, à administração e ao papel social. “Nós embarcamos nessa aventura que é ser docente, mas precisamos de ajuda para continuar”, ponderou a pesquisadora, que se familiarizou com a análise do ensino inicialmente em seu departamento, tendo participado posteriormente de reforma curricular do curso de Medicina na Unicamp, em 2001, e hoje integra Comissão de Valorização Docente.

Em sua opinião, a valorização só pode ocorrer quando há aceitação e reconhecimento dos diferentes perfis de professores, com um sistema de avaliação docente que seja responsivo a essas diferenças. Para a professora da Unicamp, o ensino deve ser visto como uma vertente da carreira e, para ter status, precisa ser reconhecido como produção intelectual valorizada pelos órgãos de fomento. Defende, contudo, a necessidade, nas instituições, de estruturas que estimulem uma “reflexão coletiva para a ação", com reconhecimento de mérito por produtos coletivos.

Em concordância, o pró-reitor de graduação da UFMG, Ricardo Takahashi, apontou a necessidade de se construir fórmulas fundadas em um trabalho coletivo, pois “a aposta no mérito individual vai dificultar muito as tarefas que as instituições têm pela frente nessa área”.

Takahashi também vê a necessidade de construir fóruns de debate que permitam reconhecer o trabalho do ensino, instituindo uma “reflexão sistemática” sobre a docência.

Para o pró-reitor, é fundamental que o exercício de apontar rumos para a docência “se traduza na tarefa de inventar uma universidade à altura das necessidades da sociedade brasileira”, em que haja, por exemplo, “intelectuais públicos” capazes de abordar temas relevantes não apenas dentro da sua restrita área de atuação.

Coordenador da pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, Elton Antunes avalia que o trabalho docente tem sido uma “atividade muito solitária”, vista pela própria Universidade como espaço privado. “É preciso tirar a docência desse espaço atomizado e sistematizar experiências”, afirmou. O professor do Departamento de Comunicação Social lembrou que as decisões na Universidade são tomadas pelos próprios professores, embora "pareça estar nas mãos de outros pensar a questão pedagógica”.

docencia-mesa-Foca-Lisboa%20%285%29.jpg
Cristina Alvim apresentou dados da avaliação de alunos sobre o trabalho docente

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente