O Campus Cultural UFMG em Tiradentes participa neste ano do festival de teatro Tiradentes em Cena, que foi aberto ontem (5) e segue até 14 de maio. Uma das iniciativas vinculadas à Universidade é a segunda edição do projeto UFMG Itinerante, que tem levado atividades culturais à Escola Municipal Alice Barbosa, situada nos limites dos bairros da Mococa e da Santíssima. A Cia. de Inventos apresenta na escola o espetáculo O construtor imaginário e ministra a oficina Teatro de sombras: a visão da criança na cidade-cenário de Tiradentes, que instiga as crianças a perceber o espaço em que vivem no cotidiano. A Cia. dos Inventos é formada pelo marionetista Bernardo Rohrmann, que tem formação em artes plásticas da Escola Guignard, em Belo Horizonte, e no Institut International de La Marionette (França), e Renata Franca, artista plástica pós-graduada na Escola de Belas-Artes da UFMG. A professora Bya Braga, do curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, vai integrar o júri da Mostra de Cenas Curtas, promovida pelo festival. Conheça a programação da participação do Campus Cultural UFMG no festival Tiradentes em Cena: Sexta, 6 de maio Segunda, 9 de maio Terça a sexta, 10 a 13 de maio 12 de maio 14 de maio A programação completa do festival está disponível no site.
Outra atração é a exposição Quase roteiro, que homenageia o escritor Murilo Rubião, um dos integrantes do Acervo de Escritos Mineiros, vinculado ao Centro de Estudos Literários e Culturais da Faculdade de Letras da UFMG. O centenário de nascimento de Rubião é comemorado em 2016. A mostra contém reproduções de peças do acervo da Universidade e tem curadoria do pesquisador Cleber Cabral. A exposição está montada no Sobrado Quatro Cantos e pode ser visitada entre hoje (6) e 14 de maio.
O Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica, dirigido pelo professor Rogério Lopes, do Teatro Universitário da UFMG, vai apresentar, em 14 de maio, no Largo das Forras, o espetáculo Intermitentes ou vai e vem. A peça brinca com diferentes maneiras de propor relações com o espaço urbano e seus ocupantes. Durante pouco mais de uma hora, cinco mascarados percorrem trechos de um determinado bairro, promovendo sutis interferências no fluxo local e buscando reduzir o automatismo do olhar sobre a cidade.
Abertura da exposição Quase roteiro, às 17h
Sobrado Quatro Cantos
Visitação até 14 de maio, das 10h às 20h
Apresentação do espetáculo O construtor do imaginário, às 13h20
Salão dos Romeiros, anexo à Igreja da Santíssima
Horário: 13h20
Oficina Teatro de sombras: a visão da criança na cidade-cenário de Tiradentes
Escola Municipal Alice Barbosa, das 12h às 16h
20 vagas (a partir de oito anos de idade)
Mostra de cenas curtas
Teatro Municipal de São João del-Rei, das 18h às 22h
Apresentação do espetáculo Intermitentes ou vai e vem
Largo das Forras, às 11h