Nívea de Oliveira / SEE |
Cerca de 90 diretores de escolas estaduais serão recebidos no campus Pampulha nesta sexta-feira, 13, pelo pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, e pela pró-reitora adjunta de Extensão, Cláudia Mayorga, para discutir proposta de parceria entre a UFMG e a Secretaria de Educação de Minas Gerais. A reunião será realizada a partir das 9h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1). No âmbito do projeto, ocorrerão os estágios de alunos de licenciaturas, organicamente articulados com as necessidades de cada escola, bem como atividades de extensão destes e de outros cursos de graduação, envolvendo também as comunidades do entorno das escolas.
Na reunião, serão apresentados detalhes do Programa de Integração do Ensino Básico com o Ensino Superior (Piebes), elaborado pela UFMG com o objetivo de desenvolver ações estruturantes para a melhoria da qualidade do ensino.
“Trata-se de esforço que a Universidade vem fazendo de aproximação com a rede pública – neste momento, em particular, com a rede estadual – com o intuito de coordenar ações que hoje ocorrem de forma pulverizada”, comenta Takahashi. Ele esclarece que a proposta é resultado de discussão com a Secretaria de Educação, iniciada pela pró-reitoria de Extensão em 2014.
Segundo o pró-reitor, a ideia é que os estudantes de graduação tenham planos claros de trabalho e que, de acordo com o planejamento da escola, haja uma permanente atuação interdisciplinar, por alunos de cursos diversos, como matemática, artes e letras, por exemplo. A UFMG recebe cerca de mil alunos por ano em seus cursos de licenciatura.
A proposta também tem como meta dar cumprimento a item do Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, que prevê que dez por cento dos créditos da carga horária de cursos de graduação sejam obtidos em atividades e projetos de extensão.