Universidade Federal de Minas Gerais

Nova exposição do Espaço do Conhecimento aborda processos envolvidos na construção do saber

sexta-feira, 13 de maio de 2016, às 10h07

Fotos: Luíza Bragança/divulgação
Acervo%20da%20Exposi%E7%E3o%20_%20Taxim%EAtro%20antigo%20_%20Foto%20Luiza%20Bragan%E7a.jpg Taxímetro antigo da coleção do Museu do Cotidiano

A Processaber, nova exposição interativa do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, já está aberta ao público. A mostra, que poderá ser visitada até o dia 26 de setembro, propõe reflexões sobre alguns aspectos do processo do conhecer, por meio de jogos interativos e objetos como medidores, maquetes, manequins e moldes.

O trabalho expressa o desejo humano de compreender o funcionamento da mente e do comportamento, por meio de instrumentos, testes e aparelhos, e a preocupação em mensurar, padronizar, comparar e estabelecer unidades universais de medidas.

Um jogo interativo ilustra os processos envolvidos no estabelecimento de índices como o de Desenvolvimento Humano (IDH) e o de Felicidade Interna Bruta (FIB). Os visitantes também poderão descobrir a aplicação de uma variedade de objetos curiosos que fazem parte do Museu do Cotidiano, coleção reunida por Antônio Carlos Figueiredo.

A Processaber pode ser visitada, gratuitamente, de terça a domingo, das 10h às 17h, às quintas-feiras, das 10h às 21h.

Leia mais sobre a exposição em matéria publicada nesta semana no Boletim UFMG.

Processo%20de%20montagem%20da%20Exposi%E7%E3o%20Processaber_%20Foto%20Luiza%20Bragan%E7a.jpg
Processo de montagem da exposição

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)