Universidade Federal de Minas Gerais

Augusto Lacerda
a.jpg
Ado Jorio, considerado um dos cientistas mais influentes do mundo em 2015, falará sobre as aplicações da nanotecnologia

Bares de BH abrigam festival de divulgação científica; físico e educadores da Universidade farão palestras

sexta-feira, 20 de maio de 2016, às 6h35

As aplicações da nanotecnologia e a discussão de novos modelos de ensino serão abordadas por professores da UFMG durante o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica, que será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte em bares, cafés e restaurantes.

Na quarta-feira, 25, a partir das 19h30, o professor Ado Jorio de Vasconcelos, do Departamento de Física, vai falar sobre Mundo invisível: a nanotecnologia e suas aplicações, na Cafeteria do MM Gerdau, na Praça da Liberdade. No mesmo dia, também às 19h30, a Cantina do Lucas, região central de Belo Horizonte, receberá os professores Luciano Mendes, da Faculdade de Educação, e Tânia Margarida Costa, do Centro Pedagógico. Eles falarão sobre os novos modelos de ensino no debate Cuspe e giz são coisas do passado?.

O Festival
O Pint of Science será realizado de 23 a 25 de maio e integra as comemorações de 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Além da cafeteria do MM Gerdau e da Cantina do Lucas, os bate-papos serão realizados no Itatiaia Rádio Bar, no bairro Sion, sempre das 19h30 às 21h.

A programação, que inclui conversas sobre dengue, doenças modernas, inovação, robôs, big bang, nanotecnologia, está disponível no site do Pint of Science Brasil.

O evento foi idealizado em 2013, na Inglaterra, e, neste ano, ocorre simultaneamente em outros 11 países. No Brasil, único país da América Latina a participar desta edição, os bate-papos estão agendados para Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).

A entrada é gratuita, e os participantes pagam somente o que consumirem nos estabelecimentos.

(Com Assessoria de Comunicação da Fapemig)