Universidade Federal de Minas Gerais

Adriana Rodrigues
quadrinhos%20adriana.jpg
Em uma das histórias, quatro adolescentes, com precários recursos de laboratório, tentam descobrir se uma estátua de ouro maciço fora falsificada

Pesquisa da FaE analisa impacto da linguagem dos quadrinhos na fixação de conceitos científicos

terça-feira, 24 de maio de 2016, às 6h23

Engajar os alunos na leitura sobre ciências é um desafio para professores dos primeiros anos escolares. Por outro lado, crianças e adolescentes costumam apreciar e dedicar seu tempo à leitura de gêneros lúdicos como as histórias em quadrinhos (HQs). Com base nessas impressões, a educadora Adriana Araújo Dutra Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), desenvolveu estudo sobre a viabilidade de ensinar ciência lançando mão de HQs na sala de aula em lugar dos textos científicos convencionais.

"Procurei averiguar se a HQ predispõe o aluno ao aprendizado e se sua linguagem permeia o ensino a ponto de ser relembrada mais tarde, em contexto avaliativo", afirma a autora da dissertação O impacto da linguagem dos quadrinhos no ensino de ciências, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da FaE.

Uma turma de primeiro ano do ensino médio, da qual Adriana havia sido professora em 2014, foi escolhida para participar da investigação. Produzida pela própria pesquisadora, uma HQ que trata do conceito de densidade foi usada no trabalho, que se deu em três momentos e foi registrado em vídeo. ­Conforme o enredo da HQ em questão, a mensuração da densidade foi necessária para identificar o material de que um objeto é feito.

"A princípio, os alunos leram a HQ, foram convidados a recontá-la e a resolver uma situação-problema nela inspirada. Três semanas depois, foi aplicada uma avaliação escrita e, passados mais dois meses, foi feita uma atividade de revisão da prova", descreve Adriana.

De acordo com a autora, a solução presente na HQ foi aludida pelos alunos em diferentes momentos da investigação. "Ficou visível que os estudantes recorreram a elementos da história carregados de valor sentimental e deles se lembraram em aulas subsequentes. Esses elementos eram justamente aqueles que ajudariam os estudantes a compreender o procedimento experimental e o conceito de densidade", relata Adriana.

Segundo documentação produzida pela pesquisadora, durante a primeira etapa da pesquisa, 15 dos 25 estudantes participaram com comentários – comportamento, segundo ela, pouco comum na turma investigada. Na prova escrita, 20 jovens utilizaram corretamente o conceito de densidade. Na atividade posterior de retomada do conteúdo, dois entre cinco grupos de alunos mencionaram a HQ em suas respostas.

Interações humanas
"Percebi que os alunos recuperaram a solução proposta pelos personagens da HQ sempre que depararam com um problema semelhante. Possivelmente, a história ficou presente na memória dos alunos porque sua natureza narrativa se assemelha à linguagem das interações humanas", observa Adriana.

Mais do que um meio atrativo para incorporação dos conceitos científicos, a autora acredita que as HQs funcionam como mecanismo de desenvolvimento de uma narrativa interior, que auxilia na acomodação do conhecimento. "Impregnados de valor emocional, os elementos da narrativa são retidos de forma mais duradoura", acrescenta.

Adriana Rodrigues acredita que sua pesquisa pode ser útil para quadrinistas interessados em contribuir com o ensino de Ciências. "Os resultados podem fomentar a criação de materiais cada vez mais adequados", argumenta a educadora, que informa ter obtido efeitos ainda mais satisfatórios com a incorporação das HQs em sala de aula no ano de 2016.

"Tenho expectativa de que a mídia dos quadrinhos seja aperfeiçoada e futuramente esteja mais presente nas aulas de ciências, contribuindo não só para aumentar o interesse e a motivação dos alunos, mas também para melhorar o processo de aprendizagem em si", considera.

Vampiros e nerds
Desde 2006, Adriana mantém o blog de tirinhas Bram & Vlad, "com narrativas de viés humorístico sobre vampiros, voltadas para o público nerd e pessoas apaixonadas", como ela define. Segundo a professora, a página costuma receber de 30 a 50 visitas diárias, e muitos de seus seguidores são jovens em idade escolar. O endereço é bramevlad.blogspot.com.br.

Dissertação: O impacto da linguagem dos quadrinhos no ensino de ciências
Autora: Adriana Araújo Dutra Rodrigues
Orientadora: Ana Luiza de Quadros
Data da defesa: 17 de agosto de 2015

(Matheus Espíndola/Boletim 1941)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente