Fotos: Foca Lisboa / UFMG |
“Passei minha vida adulta aqui. Conheço a história da Fafich, e é uma honra enorme chegar a esse cargo”, declarou o professor Orestes Diniz Neto [foto], do Departamento de Psicologia, novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. O vice-diretor eleito é o professor do Departamento de Ciência Política (DCP) Bruno Pinheiro Wanderley Reis. Durante cerimônia de posse da nova diretoria, realizada no fim da tarde de hoje no auditório Sônia Viegas, Orestes Diniz afirmou que a UFMG é um “mundo pensante dentro do Brasil, onde prevalecem posicionamentos maduros, reflexivos e outras qualidades nobres. A Universidade compartilha com o país os mesmos problemas. Estaremos integrados com toda a comunidade, para contribuir sinergicamente na solução desses problemas”, disse o professor, cuja ligação com a UFMG remonta ao ano de 1979, quando ingressou na graduação em Psicologia. ‘Faficheiros da gema’ Na transmissão do cargo, o professor Carlo Gabriel Kszan Pancera, diretor pro tempore da Unidade, agradeceu o apoio recebido de colegas servidores técnico-administrativos e professores. “O suporte de todos foi fundamental. Na Fafich, aprendi que é possível manter o empenho apesar das diferenças”, disse. O reitor Jaime Arturo Ramírez [foto] destacou que a cerimônia de posse despertava-lhe um duplo sentimento. "De um lado, pelo encerramento de um ciclo de confiança e, de outro, pela esperança em um novo projeto", contrapôs. "É preciso destacar os feitos realizados pela diretoria anterior e prestar acolhida aos que agora se dispõem a dedicar-se com igual motivação”, completou Ramírez. O reitor disse esperar que a Fafich mantenha-se como “protagonista na defesa da liberdade e de outros direitos. “A Fafich é a alma da UFMG. Seus valores vão estar sempre presentes na nossa história". Trajetória Bruno Wanderley Reis possui graduação em Ciências Econômicas pela UFMG (1987), mestrado (1990) e doutorado (1997) em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Atua no campo da Ciência Política, com ênfase em metodologia, teoria da escolha racional e política comparada.
O professor Manoel Leonardo Santos, chefe do DCP, saudou os novos diretores, a quem classificou como pessoas altamente qualificadas. “Faficheiros da gema, são habilitados para a gestão, pois conhecem a cultura e a identidade da Fafich.”
Orestes Diniz Neto possui graduação (1984) e mestrado (1993) em Psicologia pela UFMG, onde é hoje professor associado. Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é revisor da revista Estudos de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicoterapia, abordagem sistêmica, família e casal.