O evento contará com a presença das organizadoras e de um dos autores, Luiz Antonio Gouveia Oliveira, analista do IBGE e assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura. Eles participarão de bate-papo com o público, e a participação é gratuita. Ana Flávia Machado explica que o livro é fruto de reflexão sobre a elaboração, no âmbito do Ministério da Cultura e com contribuição de diferentes áreas do governo, do plano Brasil Criativo, que envolvia a cultura, processos de inovação e setores econômicos diversos, mas que não chegou a ser implantado. O livro, que é editado pelo BDMG Cultural, reúne 19 pesquisadores e atores ligados à economia criativa. Eles apresentam suas visões sobre experiências já realizadas ou iniciativas ainda em estágio de implantação. Os capítulos tratam de temas como economia criativa e desenvolvimento, na perspectiva de Celso Furtado, metodologia de análises que consideram a característica da economia criativa de produção e distribuição em rede, capacitação de gestores, formas de financiamento, análise do plano Brasil Criativo, entre outros. Ana Flávia Machado informa que a economia criativa envolve ampla gama de atividades que utilizam a cultura como insumo e meio: artes manuais, visuais e performáticas, exposições, cinema e produção editorial, jogos e aplicativos digitais, moda, gastronomia, entre muitas outras. “Esse segmento tem um forte aspecto de transversalidade, conversa com vários outros. Temos enorme vocação espalhada por todo o Brasil, e a geração de empregos e renda já é expressiva. É preciso investir nesse potencial, como vêm fazendo países europeus, africanos, a Austrália e a Colômbia”, comenta Ana Flávia Machado. Além da professora da UFMG, a publicação contém textos de Bárbara Freitas Paglioto, César Bolaño, Cláudia Leitão, Cristina Lins, Enrique Saravia, Fernando Facury Scaff, Jefferson Assunção, Júlia Carvalho de Nascimento, Luciana Lima Guilherme, Luiz Antonio Gouveia Oliveira, Luma Cavaleiro de Macedo Scaff, Marco Acco, Raiam Maia e Maia, Raquel Viana Gondim, Rodrigo Cavalcante Michel, Ruy Sardinha Lopes, Sibelle Cornélio Diniz e Verlane Aragão Santos. As organizadoras Cláudia Leitão é doutora em Sociologia pela Sorbonne/Paris V, foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Ceará, secretária da Cultura do Ceará e secretária nacional da Economia Criativa do Ministério da Cultura. É professora do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e do mestrado profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). É membro da Rede de Pesquisadores de Políticas Culturais e consultora em políticas públicas para a economia criativa. O BDMG está localizado na Rua da Bahia, 1600, Lourdes. (Com informações da Assessoria de Comunicação do BDMG Cultural)
Será lançado nesta quinta, 18, às 19h, no BDMG Cultural, o livro Por um Brasil criativo: significados, desafios e perspectivas da economia criativa brasileira. A obra é organizada pelas professoras Ana Flávia Machado, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, e Claudia Leitão, da Universidade Federal do Ceará.
Ana Flávia Machado é professora de Economia no Departamento de Ciências Econômicas da Face, mestre pelo Cedeplar e doutora em Economia pela UFRJ. É pesquisadora no CNPq desde 2002; em 2011, passou a estudar o tema Economia da Cultura. Atualmente, é diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Liberdade.