A formação de pensamento crítico, nas escolas, sobre publicidade e consumo será assunto de debate nesta terça-feira, 20, às 19h30, na Faculdade de Educação (FaE). O pesquisador Jonio Bethonico fará palestra a convite do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da FaE. Na apresentação A formação de leitores-consumidores críticos nas escolas: 10 anos de pesquisas sobre letramento em marketing, Bethonico vai abordar o papel da escola no desenvolvimento de consumidores conscientes diante de mensagens publicitárias. Ele vai tratar, entre outros aspectos, da construção do problema de pesquisa e do conceito Letramento em marketing, das metodologias empregadas e das principais referências teóricas. O evento é a edição de setembro do projeto Ceale Debete, ciclo de conferências destinadas a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário específico. O pesquisador Suas pesquisas visam compreender se e como o ensino público auxilia na formação de consumidores e críticos no que diz respeito aos discursos de marketing e a aspectos do consumo como motivações de compra, necessidades e desejos, desperdício e consumismo. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334. (Com Assessoria de Comunicação do Ceale)
Jônio Machado Bethônico é doutor em Educação pela UFMG e tem experiência de mais de 10 anos na área de criação em Publicidade e Propaganda. Leciona em cursos de graduação, especialização (MBA) e em Cursos Superiores em Tecnologia (CST), principalmente na área de Comunicação Social, assim como nas de Administração e Marketing.