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Na conferência de abertura do 2º Congresso de inovação e metodologias de ensino, nesta quinta-feira, 13, às 19h, a professora Maria Manuela Franco Esteves, da Universidade de Lisboa, discutirá a perspectiva de formação de professores para o ensino superior e a universidade no século 21. O evento, que prossegue no campus Pampulha até sábado, 15, é organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação, e conta com duas atividades em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinates (IEAT) – a palestra Inovação curricular no ensino superior, que será proferida pelo professor Marcos Masetto (PUC-SP), e a mesa-redonda Aprendizagem ativa: fundamentos, atravessamentos e experiências. A palestra de Masetto, que antecede a abertura oficial, começa às 14h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 1), campus Pampulha, onde será realizada toda a programação. Protagonismo Ele ressalta a importância dos temas que compõem a programação, como a inovação curricular, a aprendizagem ativa e a chamada gameficação, que consiste na incorporação de elementos dos games aos processos de ensino-aprendizagem (saiba mais sobre o tema na reportagem da TV UFMG no alto deste post). “Também consideramos fundamental o encontro que teremos nesta sexta-feira com professores das licenciaturas, para discutir as perspectivas de reestruturação dos cursos”, comenta o diretor do GIZ, ao lembrar que os colegiados dessa modalidade devem aprovar, até o ano que vem, suas novas propostas curriculares internamente e encaminhá-las ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Segundo Eucídio Pimenta, os cursos de graduação passam atualmente por mudanças que vão além da reestruturação curricular: “Mudam as relações de poder, o perfil de egresso da Universidade, a forma como enxergamos a dinâmica da aula e da organização pedagógica dos nossos cursos”, pondera. Embora as licenciaturas estejam na linha de frente dessa discussão, até mesmo para atender às diretrizes do CNE, os debates proporcionados na segunda edição do Congresso “trarão muitas contribuições para os demais cursos que porventura iniciem esse proposta de reestruturação curricular”, acredita Pimenta. Além das palestras e mesas, o evento vai oferecer oficinas, apresentações de trabalhos, discussões e atividades culturais. A programação completa pode ser acessada neste site. Colóquio De acordo com os organizadores, os debates, em todas as edições do Colóquio, têm “por guia a reflexão sobre a pertinência de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar na graduação”.
O 2º Congresso focaliza o tema O estudante como agente de mudanças em comunidade. “Com o aluno como protagonista, buscamos a melhoria contínua dos cursos de graduação”, explica o diretor do GIZ, professor Eucídio Pimenta Arruda.
A parceria com o IEAT dá continuidade à série de eventos Colóquio Educação Superior, que tem como objetivo induzir a criação de ambientes e mecanismos que favoreçam o entrelaçamento do conhecimento e práticas, com a proposta de subsidiar reformas e melhorias no ensino superior.