Universidade Federal de Minas Gerais

Editora UFMG publica livro de filósofo de universidade escocesa que propõe interpretação não dogmática da lógica

terça-feira, 18 de outubro de 2016, às 8h22

repensando%20a%20logica.jpg Na obra-prima de Cervantes, Sancho Pança se torna governador de uma ilha e juiz de seu tribunal. Conforme a lei de uma propriedade do lugar, aquele que passasse por certa ponte teria de dizer aonde e a que estava indo. Se jurasse a verdade, poderia passar; se mentisse, seria imediatamente enforcado.

Em dado momento, Sancho se vê diante de um homem que, ao chegar à ponte, jura que a atravessaria apenas para morrer na forca. É quando surge o dilema: se ao homem fosse permitido passar, ele teria mentido e, portanto, deveria ser enforcado. Mas, se fosse enforcado, tal como jurou, ele teria dito a verdade – portanto, deveria ter obtido a permissão de atravessá-la sem sofrer punição.

O professor Stephen Read, da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, vale-se de paradoxos como esse para estabelecer uma original introdução à filosofia da lógica em Repensando a lógica, livro recém-publicado pela Editora UFMG. No volume, o professor busca se opor ao que afirma ser uma "pedagogia dominante": certa tendência do ensino de filosofia de "elaborar cursos introdutórios de lógica dogmáticos e formais", relegando a "estudos posteriores" as discussões sobre o que subjaz filosoficamente a lógica.

Para Read, essa veneração acrítica à lógica é profundamente equivocada. "Que um princípio, caso verdadeiro, seja necessariamente verdadeiro, não é garantia alguma contra o erro", afirma. Com efeito, em seu livro, o professor busca tornar acessível ao leigo a investigação da lógica como repositório de problemas filosóficos instigantes, em vez de repetir a simples apresentação inflexível dos paradigmas próprios da disciplina.

De acordo com o professor do Reino Unido, o fato de a lógica lidar com o inevitável – ou seja, com as inevitáveis consequências de um dado conjunto de premissas – não deve ser motivo para que esse campo fique imune ao autoquestionamento. Daí a relevância dos paradoxos para a discussão que o autor propõe: eles têm a particular capacidade de pôr em xeque os próprios pressupostos a partir dos quais são construídos.

"Seu real valor filosófico reside na depuração dos pressupostos infundados e não criticados que os produziram", escreve Read. "Eles exigem soluções, e em tais soluções nós aprendemos mais acerca da natureza da verdade, da natureza da consequência lógica e da natureza da realidade do que qualquer exame amplo dos princípios fundamentais pode nos fornecer".

Na dúvida...
Repensando a lógica se divide em oito capítulos temáticos, que são desfechados por resumos e contam com farta indicação de leituras extras. Os capítulos tratam de noções como a verdade e suas variadas teorias, a ideia de consequência lógica, as proposições condicionais, o platonismo modal e a suposição de realidades alternativas, as implicações da linguagem para o que se entende como existência ou realidade e os mais variados tipos de paradoxos – dos mais simples, como o que abre este texto, aos mais complexos, como aqueles em que as premissas não podem ser rejeitadas. No último capítulo, o autor volta ao problema da verdade pela perspectiva de um "desafio construtivista". E, ao fim, a obra traz um índice remissivo e um pequeno glossário.

Quanto ao dilema enfrentado por Sancho Pança, o desfecho rememorado por Stephen Read é iluminador. Na impossibilidade de encontrar solução satisfatória para o paradoxo que enfrentava, Sancho opta por seguir um conselho oferecido pelo amo Dom Quixote: quando a ação justa nos parece duvidosa, devemos simplesmente agir com clemência. O novo governador ordena aos responsáveis pela ponte que simplesmente deixem o homem passar e dá a questão por encerrada. Afinal, "sempre é mais louvado o fazer bem que mal", diz Sancho, na obra de Cervantes.

Livro: Repensando a lógica: uma introdução à filosofia da lógica
Autor: Stephen Read
Editora UFMG
334 páginas / R$ 52

(Ewerton Martins Ribeiro / Boletim 1.961)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente