Universidade Federal de Minas Gerais

Ennio Rodrigues / Ars Nova
Cr%E9dito%20Ennio%20Rodrigues%20%282%29.JPG
O coro se apresentou em julho no Festival Internacional de Cantonigròs, na Espanha, onde foi premiado

Coral Ars Nova se apresenta hoje na Igreja São José

quinta-feira, 27 de outubro de 2016, às 6h05

A Igreja São José recebe hoje, 27, às 20h, concerto do Ars Nova – Coral da UFMG, com repertório de obras renascentistas, contemporâneas e nacionais. A apresentação tem entrada franca.

O grupo vai executar obras de Alonso Lobo e Tomás Luis de Victoria, dois compositores da renascença espanhola, além de Eric Whitacre e Morten Lauridsen, marcados pela polifonia vocal e nuances únicas. Os ritmos brasileiros estão presentes em composições do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, que esteve à frente do coral por mais de 40 anos.

O concerto integra o Programa Música Minas, da Secretaria de Estado de Cultura, que ajudou a viabilizar a participação do Ars Nova no Festival Internacional de Música de Cantonigròs/Vic 2016, no último mês de julho. No evento, o coro ficou em terceiro lugar na categoria Coro misto.

Acesso e divulgação
O Ars Nova – Coral da UFMG é o coro oficial da Universidade. Criado em 1959, é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. A proposta central do grupo é promover o acesso e a divulgação da arte de música coral, além de incentivar a composição musical contemporânea.

Atualmente sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte, o Ars Nova conquistou, neste ano, o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais, na categoria Música coral, além da premiação no Festival Internacional de Cantonigròs.

A Igreja São José está localizada na Rua Tupis, 164, no centro de Belo Horizonte.

Oportunidade
Cantores vinculados à UFMG, de todos os cursos, podem se candidatar a duas vagas para coristas estagiários do Ars Nova, dos naipes contralto e soprano. Até 31 de outubro, os interessados devem se inscrever na sede do coro, no Conservatório UFMG, apresentando biografia resumida e carta de intenções.

Na seleção, serão avaliadas as aptidões de canto, leitura de partitura e memória musical. O candidato poderá levar seu pianista correpetidor ou recorrer ao pianista do Ars Nova, caso em que deverá entregar cópia da partitura, na sede do coral, até hoje, 27. O edital está disponível online.

(Com Assessoria de Comunicação do Ars Nova – Coral da UFMG)