Universidade Federal de Minas Gerais

ECA / USP
alfredo%20serrai%20eca-usp.jpg
A temática do evento é inspirada nas ideias do bibliógrafo italiano Alfredo Serrai

Seminário internacional organizado pela ECI discute a 'arte da bibliografia'

terça-feira, 29 de novembro de 2016, às 7h01

Os aspectos culturais do fazer bibliográfico formam o eixo de discussão da terceira edição do Seminário internacional: a arte da bibliografia, que será realizado pela Escola de Ciência da Informação da UFMG, no dia 7 de dezembro, no Instituto Cultural Amilcar Martins. O seminário parte da ideia de bibliografia como mapa e índice da literatura, da ciência e da cultura formulada pelo bibliógrafo italiano Alfredo Serrai. A entrada é franca.

Um dos destaques da programação será a participação a distância do professor Alberto Salarelli, da Universidade de Parma, que atua nas áreas de Bibliografia, Teoria da Biblioteconomia e Bibliotecas Digitais. Ao longo do dia, serão realizadas várias mesas temáticas, além de debates e visita à sala de obras raras do Instituto Cultural Amilcar Martins.

O objetivo é aprofundar as discussões iniciadas nas duas primeiras edições do evento, realizadas na UFRJ e na USP, e constituir fórum interdisciplinar de atores acadêmicos e de outros perfis de pensadores dedicados aos estudos do livro, do documento e da informação.

O evento tem o apoio da Fapemig e integra as comemorações dos 500 anos de nascimento do bibliógrafo suíço Conrad Gesner.

A programação e mais informações podem ser consultadas na página do seminário no Facebook. O Instituto Cultural Amilcar Martins está localizado na Rua Ceará, 2037, Funcionários.