Universidade Federal de Minas Gerais

Reprodução
ilustra%E7%E3o%204.bmp

Livro com uma centena de ilustrações científicas de animais será lançado nesta sexta, no ICB

terça-feira, 13 de dezembro de 2016, às 6h33

cigarra.jpg Quase uma centena de desenhos – em técnicas variadas – de moluscos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos integram o livro Ilustração zoológica, que será lançado nesta sexta-feira, 16, às 11h, no hall do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha.

Trata-se de material didático que pretende auxiliar na formação de ilustradores por meio da abordagem das técnicas e da história dos desenhos de vertebrados e invertebrados. As ilustrações foram desenvolvidas por alunos que participaram do curso Ilustração científica, em especial das edições de 2014 e 2015, ministrado pela ilustradora científica Rosa Alves Pereira, organizadora da obra. O volume conta também com contribuições de especialistas, como os portugueses Pedro Salgado e Marco Nunes Correia, e do biólogo e doutorando Alessandro Lima.

Ilustração zoológica reforça, em um dos seus capítulos, a importância dos estudos de campo para a formação do ilustrador, profissional que, segundo Rosa Pereira, desenvolve “atividade investigativa que requer domínio de técnicas, acuidade visual e percepção do mundo do saber”. Bilíngue, teve seu conteúdo traduzido para o espanhol pelo professor argentino Daniel Norberto Ferreyra.

Recurso valioso
Ilustra%E7%E3o.jpg Apesar do avanço das tecnologias de captação de imagens, como a fotografia digital e a microscopia eletrônica, a ilustração ainda é um recurso de representação valioso para a ciência. “A ilustração pode dar ênfase a determinados aspectos anatômicos que possibilitem a diferenciação comparativa daquela espécie em relação a outras anteriormente catalogadas", destaca o prefácio da obra.

A programação do evento de lançamento inclui debate com professores do ICB que são autores de obras de divulgação científica.