Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
Missao%20Gandarela%20-%20Bloco%203_04399.png
O Parque Nacional da Serra do Gandarela abrange oito municípios, entre os quais Mariana, onde se localizava a barragem de Fundão, da Samarco, cujo rompimento, no fim de 2015, se configurou como o maior desastre ambiental da história do Brasil

Imagens da mostra 'Missão: Gandarela' voltam a ser projetadas na fachada digital do Espaço do Conhecimento

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017, às 6h51

A mostra Missão: Gandarela, que alerta para a importância da preservação da Mata Atlântica por meio das imagens, volta a ser exibida na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG. O público poderá rever as belezas dessa reserva ambiental na exposição de fotografias, vídeos e pinturas que está em cartaz até 19 de fevereiro, das 19h às 23h.

A Serra do Gandarela é responsável pelo abastecimento de água de Belo Horizonte e de sua região metropolitana. Apesar da criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, em 2014, as atividades mineradoras representam uma ameaça a esse patrimônio natural e à qualidade de vida da população.

Em meio a esse cenário, surgiu, em 2011, o coletivo Missão: Gandarela, que propõe a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação por meio da fotografia, do cinema e das artes visuais. Sob a coordenação do professor Paulo Baptista, da Escola de Belas Artes da UFMG, o grupo é formado por pesquisadores e alunos da instituição.

A projeção integra a programação da série Ativismos contemporâneos, lançada em julho de 2016 com o objetivo de exibir produções audiovisuais que abordem de forma crítica temas de interesse da sociedade.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700.

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento)