Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de cátedras do IEAT recebe indicações de pesquisadores até 15 de abril

sexta-feira, 10 de março de 2017, às 6h11

Docentes em exercício, eméritos ou aposentados da UFMG podem indicar, até 15 de abril, pesquisadores reconhecidos por seus estudos de caráter transdisciplinar para desenvolver atividades na UFMG. O Programa Cátedras Fundep/IEAT, administrado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares e financiado pela Fundep, promove a interação dos estudiosos com grupos da Universidade, favorecendo o avanço das pesquisas com esse perfil.

Os solicitantes, que serão responsáveis por receber e inserir o convidado no ambiente universitário, deve possuir título de doutor, comprovada atuação em campo de trabalho com potencial transdisciplinar e atuação na área de conhecimento do pesquisador indicado. Os indicados à cátedra devem, além de desenvolver pesquisas transdisciplinares, possuir notório reconhecimento em sua área de atuação e capacidade de liderança entre grupos de estudos e pesquisas.

As cátedras deverão ser implantadas a partir de agosto de 2017 em duas modalidades: visitante – com duração máxima de dez diárias no valor de R$ 1 mil – ou residente, com diárias de R$ 850 e vigência de 20 a 35 dias. Palestras, conferências e reuniões com grupos de pesquisa da UFMG estão entre as atividades que devem ser desenvolvidas pelos catedráticos.

Para indicar um pesquisador ao Programa Cátedras Fundep/IEAT, os docentes devem preencher o formulário de inscrição on-line e entregar os documentos listados no edital na secretaria do IEAT – sala 151 da Unidade Administrativa III – ou enviá-los para info@ieat.ufmg.br.