Universidade Federal de Minas Gerais

Desaceleração da economia chinesa será abordada em seminário na Face

segunda-feira, 6 de março de 2017, às 6h47

Divulgação / Universidade de Londres
img36600.jpg Os desafios enfrentados pela economia chinesa, a segunda maior do mundo, será tema do seminário The political economy of China’s new normal, ministrado pelo professor Dic Lo [foto], da Universidade de Londres. Promovido pelo Centro de Estudos da Ásia Oriental (Ceao), o evento será realizado nesta terça-feira, 7, a partir das 14h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha, com entrada franca.

Chinês radicado em Londres, Dic Lo vai abordar o conceito de new normal na economia de seu país. O “novo normal” é caracterizado por um ritmo de crescimento mais baixo do que o apresentado entre os anos de 1980 a 2012 – período em que as taxas de expansão do PIB chinês giravam em torno de 10% ao ano –, frente aos índices de 6 a 7% registrados nos últimos anos.

Entre dois modelos
Durante o seminário, serão apresentadas as consequências desse novo cenário econômico para a China. De acordo com o professor Gilberto Libânio, coordenador do Ceao, existe uma disputa política entre dois modelos econômicos a serem adotados no cenário de new normal.

“O primeiro deles, o modelo dos anos dourados, foi adotado na Europa e nos Estados Unidos na segunda metade do século 20 e tem como marca a interferência do Estado e o forte investimento em serviços públicos como saúde e educação. O segundo, norteado pelos conceitos do neoliberalismo, pretende reduzir a presença do Estado na economia e ampliar os incentivos à iniciativa privada, incluindo privatizações de empresas estatais”, distingue o professor Libânio.

Vinculado à Diretoria de Relações Internacionais, o Ceao pretende ampliar o conhecimento sobre países asiáticos e estimular a ampliação de convênios, pesquisas e intercâmbios com instituições da Ásia Oriental.