Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos: Foca Lisboa / UFMG
juntos.jpg
Rômulo Cerqueira Leite e Vera Alvarenga Nunes entre a vice-diretora Sandra Gesteira Coelho e o diretor Renato Lima Santos

‘Eméritos são professores especiais’, diz reitor em cerimônia que homenageou docentes da Escola de Veterinária

sexta-feira, 10 de março de 2017, às 12h03

Os professores Rômulo Cerqueira Leite e Vera Alvarenga Nunes, da Escola de Veterinária, se incorporaram na noite desta quinta-feira, dia 9, a um restrito grupo de docentes da Unidade – formado por 11 pessoas – agraciados com o título de professor emérito da UFMG. A cerimônia, realizada no auditório da Reitoria, marcou a abertura das comemorações dos 85 anos da Escola de Veterinária, que serão celebrados ao longo de 2017 com programação que inclui congressos, lançamento de livro e um ciclo de palestras.

reitor%201.jpg Durante a cerimônia, o reitor Jaime Ramírez discorreu sobre o sentido da homenagem e sua relação com o ofício de professor. “Entre as muitas homenagens conferidas a um docente, o título do qual ele mais se orgulha é o de professor. É assim que ele quer ser reconhecido, tratado e respeitado. Rômulo e Vera, vocês são professores especiais, porque são eméritos, respeitados pela comunidade da Escola de Veterinária e agora por toda a UFMG, que tem como um dos seus valores fundacionais o reconhecimento ao mérito acadêmico”, saudou ele, lembrando, ainda, que a trajetória dos dois “extravasou – e muito – os limites da UFMG”.

renato%20lima%20santos.jpg “A expressão ‘morrer de alegria’ é falsa. Caso contrário, a essa altura eu estaria morto”, brincou o diretor Renato de Lima Santos, ao expressar sua felicidade durante a cerimônia. Ele se referiu à Escola de Veterinária como uma “jovem senhora”, pois é uma das três mais antigas do Brasil. “No entanto, na comparação com as congêneres francesas, que têm mais de 250 anos, ela é apenas uma adolescente, uma jovem que olha para o futuro, com infinita motivação para se renovar e avançar.”

Lima Santos classificou de “justíssimo merecimento” a escolha dos novos eméritos da Escola de Veternária. Sobre o professor Rômulo, disse se tratar de “importante referência” na área de saúde animal. E dedicou uma menção afetuosa à professora Vera Alvarenga. “Ela foi ‘a’ minha professora [enfatizando o artigo definido] e me concedeu uma bolsa de iniciação científica quando estudava na graduação. É dela boa parte da responsabilidade por eu estar aqui hoje”, reconheceu.

Saudações
As professoras Rogéria Serakides e Zélia Inês Portela Lobato foram encarregadas pela Congregação da Unidade de saudar os dois homenageados. Dirigindo-se a Vera Alvarenga, a professora Rogéria relatou que teria dificuldades para descrever os feitos da nova emérita e pediu desculpas antecipadas por “não retratar satisfatoriamente a sua trajetória”. Ela qualificou a homenageada como “um ser humano especial” e dotada de “talento administrativo, generosidade e capacidade de reflexão”, além de apreciadora de desafios.

A trajetória pioneira de Vera, a primeira professora titular e primeira emérita da Unidade, também foi destacada por Rogéria. Segundo ela, Vera Alvarenga é uma referência nacional em doenças ósseas, o que fez da Escola de Veterinária um dos poucos centros no país a desenvolver pesquisas nessa área, e autora do projeto de criação da Residência Médica Veterinária, em 1998. “Ela foi líder, apontou caminhos e identificou talentos. Sua gênese continua lá [na Escola de Veterinária]. A senhora marcou época e nunca será esquecida”, afirmou.

Embora encarregada de fazer a saudação ao outro homenageado da noite, Rômulo Cerqueira Leite, a professora Zélia Inês Portela Lobato também enalteceu Vera Alvarenga. “Ela foi uma marcante liderança feminina em uma época em que poucas mulheres tinham destaque na instituição”, destacou.

Em relação a Cerqueira Leite, a professora Zélia Lobato relembrou a aula de despedida do agora emérito, na sala B101 do prédio da Escola de Veterinária, em 2013, pouco antes de ser aposentado compulsoriamente. “Fui tomada por um incontrolável espírito de nostalgia e retornei à primeira aula a que assisti dele, quando cursava o sexto período na graduação ”, disse Zélia, relatando que, sempre de jaleco branco e mangas compridas, Cerqueira Leite ministrava “aulas coloridas por sua experiência prática”.

“Graças ao professor Rômulo”, revelou Zélia, “não consegui escapar da magia da virologia”, que se tornou um de seus campos de pesquisa. Ainda de acordo com ela, o novo emérito é dono de “personalidade singular e de uma persistência quase obsessiva”. E definiu a relação do colega com a Universidade em uma única palavra – "institucional, ele sempre vestiu a camisa da Escola”. A amiga também reverenciou Sueli, esposa do professor, que “adotou todos os alunos do professor como filhos”.

Clima familiar
Boa parte do discurso da professora Vera Alvarenga Nunes foi marcada por agradecimentos. Lembrou-se do marido Hilton, “companheiro e crítico”, dos filhos Hugo e Hélio, dos colegas professores, dos alunos e dos servidores técnico-administrativos, incluindo as secretárias com quem trabalhou. Ela também destacou o clima familiar que encontrou na Escola quando lá pisou pela primeira vez, nos anos 1960: “Era só uma menina e de imediato percebi que naquele ambiente havia uma convivência fraterna e respeitosa".

vera%201.jpg
Vera Alvarenga: pioneirismo

Graduada em 1967, Vera mudou-se logo depois para Brasília para, junto com pesquisadores de várias partes do país, ajudar a estruturar o departamento de pesquisa em saúde animal. Retornou em 1973 para o mestrado e nunca mais se desvinculou da Escola. “A família fez questão de me receber novamente”, disse.

Em seu discurso, Rômulo Cerqueira Leite relembrou sua infância em Santo Antônio de Pádua, no Norte fluminense, quase divisa com Minas Gerais. De família pobre, foi criado com 13 irmãos. “Desde cedo, aprendi a repartir”, disse ele. O professor, que estudou medicina veterinária na Universidade Rural do Brasil (hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), mas só conseguiu concluir a graduação na Federal Fluminense (UFF), citou mestres e referências, agradeceu à família – “base e esteio do meu sucesso" –, rememorou suas passagens por órgãos e laboratórios fora da UFMG e apresentou breve explanação sobre o que pensa do papel do professor.

“Professor é o líder que estimula os alunos a pensar. Professor não transfere conhecimento”, disse ele. E concluiu dizendo que, dentre todas as homenagens que recebeu em sua vida, a da noite de ontem foi a mais significativa: “Percebo que o propósito de guiar os meus alunos e contribuir para a sua formação foi coroado com esse título”.

romulo.jpg
Rômulo Cerqueira Leite: aulas coloridas por sua experiência prática


Contribuição e história
A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas e governamentais, incluindo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Cláudio Coutinho Leitão, que destacou a contribuição da Escola de Veterinária para a erradicação da febre aftosa e da peste suína no estado.

Um panorama histórico da Unidade foi traçado no evento pelo professor Francisco de Faria Lobato, que analisou os seus principais marcos, como o período inicial, com o funcionamento, em Viçosa, do antigo curso superior de veterinária na Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais (1932-1942), a transferência para Belo Horizonte ainda nos anos 1940 e sua instalação definitiva no campus Pampulha, em 1974.

plateia%20emeritos%20veterinaria.jpg
Cerimônia foi prestigiada pela comunidade da UFMG e por autoridades da área de medicina veterinária

28/abr, 7h06 - Programa da UFMG que subsidia compra de material didático recebe inscrições

28/abr, 6h48 - Rejeição da Europa aos diferentes será abordada em workshop na próxima quarta

28/abr, 6h46 - Aulão sobre rios de BH, apresentação de jazz e exibição de documentário movimentam espaços da UFMG neste fim de semana

28/abr, 6h36 - Série Minas em Diálogo debate direitos humanos nesta terça

28/abr, 6h22 - Espetáculo que narra a trajetória de Marilyn Monroe é atração de hoje no Centro Cultural

27/abr, 17h41 - Aulas na UFMG serão suspensas nesta sexta-feira

27/abr, 6h38 - Restauração do Pipiripau sintetiza 'o que a UFMG tem de melhor', diz reitor em cerimônia de reinauguração

27/abr, 6h25 - Claus Clüver, da Universidade de Indiana, vai ministrar conferência sobre intermidialidade

27/abr, 6h20 - Nova edição de encontro de pesquisa discute relações do ofício do historiador com o tempo

27/abr, 6h09 - Prêmio reconhece cientistas e empreendedores com votos da sociedade e dos pares

27/abr, 5h59 - ICB oferece atualização em hematologia clínica e laboratorial

27/abr, 5h45 - Cantor e compositor Anderson Lobo é atração de hoje no projeto Palco Livre

26/abr, 6h20 - Editora UFMG lança em Juiz de Fora coletânea de ensaios de Richard M. Morse inéditos em português

26/abr, 6h18 - Financiamento de pesquisas sobre esporte e lazer será tema de palestra no próximo dia 5

26/abr, 6h05 - Concerto no Centro Cultural homenageia compositor austríaco Franz Schubert

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (132)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)
janeiro de 2015 (156)
dezembro de 2014 (163)
novembro de 2014 (245)
outubro de 2014 (281)
setembro de 2014 (267)
agosto de 2014 (229)

Expediente