Universidade Federal de Minas Gerais

Pianista e baixista misturam jazz e bossa nova em show no Conservatório nesta quarta

terça-feira, 14 de março de 2017, às 17h08

O projeto Quarta Cultural recebe amanhã, 15, o pianista americano Evan Megaro e o baixista mineiro Pablo Souza para show gratuito de jazz e bossa nova, às 12h30, na praça coberta do Conservatório UFMG. O repertório do duo é influenciado pelos dois gêneros que se ligaram fortemente no início dos anos 1960 graças às parcerias de Tom Jobim com Frank Sinatra e de João Gilberto com o saxofonista Stan Getz.

Brigas nunca mais, de Tom Jobim, canção que
ficou famosa na voz de Elis Regina, é um dos destaques do repertório brasileiro. Entre as canções da parte norte-americana, figuram composições do pianista Thelonious Monk, do trompetista Dizzy Gillespie, expoente do Movimento Bebop no jazz moderno, e do também pianista Horace Silver.

Os músicos

Arquivo pessoal
QuartaCulturalFotoEvan%20MegaroArquivoPessoal.jpg

Evan Alexander Megaro (foto acima) é formado em estudos de jazz pela Universidade Estadual da Cidade de Jersey, EUA, e durante o seu curso fez um semestre de intercâmbio na escola de música da Universidade de Kingston, em Londres, Inglaterra. O pianista chegou ao Brasil em 2010, quando iniciou o curso de pós-graduação em Práticas Interpretativas pela UFRJ. Atualmente, cursa doutorado em Performance na UFMG.

Baixista, arranjador e compositor, Pablo Souza (foto abaixo), nascido em Belo Horizonte, é professor de baixo acústico e elétrico da UFMG. Ele tem mestrado em jazz performance pela Universidade de Louisville, no estado de Kentucky, EUA, e é bacharel em contrabaixo clássico.

Arquivo pessoal
QuartaCulturalFotoPablo_SouzaArquivoPessoal.jpg

O Conservatório UFMG fica localizado na Avenida Afonso Pena, 1534, no centro de Belo Horizonte.

Repertório:

. A night in Tunisia - Dizzy Gillespie

. Blue monk - Thelonious monk

. Eronel - Thelonious monk

. Fato consumado - Djavan

. Brigas nunca mais - Tom Jobim

. Nicas dream - Horace silver