Fernando Martins / divulgação Intitulada Sentidos em Scriabin: por uma proposta multimídia da ‘Sonata Op.70 nº 10’, a pesquisa tratou da interação de música e vídeo em performance multimídia. Joana Boechat parte do princípio de que a música não é a única coisa que está em cena num recital. Neste concerto, o cruzamento de sentidos é valorizado, enquanto múltiplos meios são explorados simultaneamente. As obras são apresentadas junto aos vídeos de animação criados por Henrique Roscoe, especificamente para esse fim. A Sonata nº 10, do russo Alexander Nikolayevich Scriabin, revela, tanto no vídeo quanto na música, um universo habitado por insetos. O francês Olivier Messiaen literalmente via cores nos sons que ouvia. Vinte olhares sobre o Menino Jesus, uma de suas mais famosas obras para piano, ilustra passagens literárias contidas na partitura sobre as visões de pessoas e objetos sobre o nascimento de Jesus. Do Livro dos seres imaginários, da compositora paulista Valéria Bonafé, dialoga com a literatura – os seres descritos por Jorge Luís Borges no livro homônimo ganham vida sonora em cada uma das quatro peças que integram a obra, com timbres inusitados em decorrência do piano preparado. Em Breaker, peça composta para piano e eletrônica, Emilie LeBel deixa a cargo do intérprete utilizar ou não o vídeo criado por ela. Aos 15 anos de idade, foi solista da Orquestra Sinfônica da UFMG, como premiação do concurso Jovens Solistas, da Universidade. Foi contemplada no Princess Christina Councour, na Holanda, aos 17 anos, o que lhe rendeu recitais e participações em programas de rádio. Conquistou, em 2008, o primeiro lugar no concurso Jovens Cameristas Petrobras, em Londrina. No campo da música contemporânea, estreou peças para música de câmara e piano solo. Joana foi professora de piano na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente cursa o mestrado na UFMG, com bolsa da Capes, sob orientação da professora Ana Cláudia de Assis. É fundadora e integrante do Grupo Quinto que, por meio da articulação de pianistas residentes em Belo Horizonte, propõe concertos em formatos inusitados e colaborativos. Programa Emilie LeBel – Breaker (2012) Olivier Messiaen – Vinte olhares sobre o menino Jesus (1944) Alexander Scriabin – Prelúdios Op.11 (1888 – 1896) e Sonata Op. 70 nº 10 (1913) O projeto Performare apresenta recitais de conclusão de curso de graduação e pós-graduação em Música pela UFMG e por outras instituições de ensino superior de Belo Horizonte. O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-8300. (Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)
A pianista Joana Boechat [foto] apresenta nesta segunda, 20, às 19h30, o Concerto multimídia: Sentidos, no projeto Performare do Conservatório UFMG. Sentidos tem origem no trabalho desenvolvido por Joana durante o programa de mestrado em performance musical na UFMG. A entrada é franca.
A pianista
Nascida em Belo Horizonte, Joana Boechat fez recitais em grandes festivais como a Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo) e a Virada Cultural de São Paulo. Apresentou-se em vários estados brasileiros, na Holanda e na Inglaterra. Formada pela UFMG, Joana teve como principal orientadora a pianista Celina Szrvinsk e aprofundou seus estudos com os professores Luís Senise, no Rio de Janeiro, Michael Uhde e Markus Stange, na Alemanha.
Valéria Bonafé – Do livro dos seres imaginários (2010)
(piano preparado)
(piano, vídeo e eletrônica)
– Primeira comunhão da Virgem
(piano e vídeo / Criação e performance do vídeo: Henrique Roscoe)