Universidade Federal de Minas Gerais

Jocelito Camargo / divulgação
QuartaCultural%20Afrosambas%20Tempo%20de%20Amor%20%20Foto%20Glaw%20Nadere_%20Wagner%20Raposo%20Credito%20Jocelito%20Camargo.jpg

Dupla celebra parceria entre Baden Powell e Vinícius de Moraes no Quarta Cultural

terça-feira, 21 de março de 2017, às 11h50

A edição desta semana da série Quarta Cultural vai promover apresentação do duo Alma e Raiz, formado pela cantora Glaw Nader e pelo violonista Wagner Raposo. Amanhã, 22, a partir de meio-dia e meia, a dupla fará o show Afro-sambas – Tempo de amor. A apresentação homenageia o disco Os afro-sambas, parceria do poeta Vinícius de Moraes com o violonista carioca Baden Powell, tido como um dos mais importantes da música popular brasileira. A entrada é gratuita.

Gravado em 1966, Os afro-sambas é o marco da parceria Baden-Vinicius, que já somava mais de 25 músicas na época. Para Nader e Raposo, a técnica modal empregada no violão de Baden e a força do ritmo dos cantos do terreiro – que discorrem sobre o amor, a existência e os orixás, unidos à poesia de Vinicius – tornam o disco uma "obra-prima musical e mística, à qual é impossível ficar imune".

Inspirados por esse disco, considerado por muitos críticos como um divisor de águas para a visibilidade da música negra no período pós-bossa nova, o Duo Alma e Raiz se debruçou sobre o tema, pesquisando o samba, sua história e resistência, até chegarem a Bahia e os terreiros de candomblé.

O show exalta a música dos terreiros e rodas de capoeira da Bahia e a ancestralidade do povo negro. Embalados pelo ritmo africano do ijexá (sub-gênero presente em outros mais conhecidos como o afoxé), a dupla também apresenta em seu repertório canções de nomes ligados à tradição da música africana no Brasil, como João Nogueira e Paulo César Pinheiro.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1534, Centro.