Professores do ensino superior com interesse em atividades virtuais e em discussões sobre o meio acadêmico, educação a distância e acesso a novas tecnologias poderão se inscrever, até o dia 31 deste mês, no UEADSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre) 2017/1, evento on-line e assíncrono que reunirá, de 19 a 23 de junho, conferências e apresentações de trabalhos curtos. As inscrições, gratuitas, deverão ser feitas pela página do evento, na aba “Inscreva-se”. Nesta edição, o congresso continua a explorar o grande tema Diversidades, mas traz uma novidade: retomando sua proposta original, o evento voltará a ser exclusivo para professores e seus respectivos alunos. Os docentes que se inscreverem poderão adotar a participação de sua turma no UEADSL 2017/1 como tarefa avaliativa, contando com o suporte dos organizadores da iniciativa durante todo o processo. Entre as atividades que serão desempenhadas pelos estudantes inscritos, estão a elaboração de minicurriculos, e redação de um artigo final, de 4 a 6 laudas, sobre algum dos temas correspondentes às linhas temáticas da edição ou escolhido pelo professor. Cada uma dessas tarefas é corrigida pelos corretores do grupo Texto Livre da Faculdade de Letras, responsável pela promoção do evento em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG) e com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Habilidades Os autores de artigos receberão certificados de participação emitidos pela Fale e pelo Caed/UFMG. Os trabalhos vão integrar os anais da edição, que serão publicados no Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ueadsl.sec@textolivre.pro.br. (Com Assessoria de Comunicação do Caed)
Para os professores, o evento representa oportunidade para discussão de temas de seu interesse e para aproveitar o envolvimento de seus alunos no congresso como atividade avaliativa da disciplina. Os alunos, por sua vez, poderão exercitar habilidades desenvolvidas no processo de elaboração de trabalhos científicos, como a pesquisa e a redação acadêmica.