Universidade Federal de Minas Gerais

Diogo Brito / Fapemig
foto%20cerimonia%202016.jpg
Cerimônia de premiação que agraciou pesquisadores das universidades federais de Lavras e de Viçosa, em 2006

Prêmio Mares Guia, de incentivo à pesquisa básica, abre inscrições

sexta-feira, 24 de março de 2017, às 6h27

Serão abertas neste sábado, 25, as inscrições para o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, edição 2017, que contemplará uma instituição/empresa e uma empresa jovem com atuação em ciência e tecnologia. O objetivo da iniciativa é reconhecer pesquisas básicas desenvolvidas nessas instituições que tenham contribuído para o avanço do conhecimento científico e apresentem potencial para subsidiar soluções para problemas da humanidade. Por pesquisa básica, entende-se aquela que busca compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano sobre ela.

Neste ano, o prêmio é R$30 mil em dinheiro, na soma das duas modalidades. Em caso de unanimidade entre os membros da comissão julgadora, poderá haver concessão de menção honrosa a uma candidatura pelo conjunto de seu trabalho. Mais informações sobre regulamento e inscrições – que terminam em 2 de junho – estão disponíveis aqui.

O Prêmio Mares Guia foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Homenageado
Professor emérito do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do país, Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira na fabricação de insulina no Brasil.

Ao longo de sua vida, Mares Guia recebeu inúmeras homenagens, como o Prêmio IBM ao Desenvolvimento Tecnológico, em 1990, e o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1995. Em 2000, foi condecorado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Entre os cargos que ocupou, está o de presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico (CNPq). Mares Guia faleceu em agosto de 2002.