Os grupos Sonante 21 e o de Percussão da UFMG sobem ao palco do Conservatório nesta terça, 28, às 20h, para concerto que celebra os 80 anos do norte-americano Steve Reich, considerado um dos mais importantes compositores dos gêneros minimalista e modalista. A apresentação integra o projeto Conexões Musicais do Conservatório UFMG, e a entrada é gratuita. Music for mallet instruments, voices and organ, escrita em 1973 para mallets, instrumentos de percussão melódicos como xilofone e marimba, vozes femininas e órgão, é um dos destaques do repertório e tem 17 minutos de duração. Six marimbas, também composta originalmente em 1973 para piano, Music for pieces of wood, em versão com vídeo, e Clapping music, escrita em 1972 para dois músicos que a performam com palmas, também constam do programa da apresentação. O grupo que se apresenta nesta terça é formado pelos percussionistas Fernando Rocha – também diretor musical –, Daniela Oliveira, Douglas Rafael, Fernando Chaib, Natália Mitre, Rafael Matos e José Henrique Viana, com vozes de Emanuelle Cardoso, Jennifer Imanishi e Mariana Piuzana e teclado de Evan Megaro. Steve Reich e o minimalismo Seus experimentos com loops em fita magnética realizados em meados dos anos 60, por meio dos quais obtinham-se padrões musicais rítmicos pela repetição e sobreposição de camadas de som, transformaram o compositor em um dos principais representantes da música de vanguarda na segunda metade do século passado, rendendo-lhe a alcunha de pai do sampling – técnica que consiste no uso de trechos de composições para formar outras. O artista ganhou um Grammy em 1990 e o Pulitzer da música em 2009. O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1534, Centro.
Considerado um dos maiores compositores americanos vivos, Reich é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do minimalismo na música erudita moderna. O gênero é caracterizado pela repetição frequente de trechos musicais, com pequenas variações durante grandes períodos de tempo ou por tons estáticos executados durante um longo tempo, além de ritmos quase hipnóticos.