Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
ConexoesMusicaisSteve%20Reich80%20anos.png

Concerto no Conservatório celebra 80 anos de Steve Reich, o pai do 'sampling'

terça-feira, 28 de março de 2017, às 6h34

Os grupos Sonante 21 e o de Percussão da UFMG sobem ao palco do Conservatório nesta terça, 28, às 20h, para concerto que celebra os 80 anos do norte-americano Steve Reich, considerado um dos mais importantes compositores dos gêneros minimalista e modalista. A apresentação integra o projeto Conexões Musicais do Conservatório UFMG, e a entrada é gratuita.

Music for mallet instruments, voices and organ, escrita em 1973 para mallets, instrumentos de percussão melódicos como xilofone e marimba, vozes femininas e órgão, é um dos destaques do repertório e tem 17 minutos de duração. Six marimbas, também composta originalmente em 1973 para piano, Music for pieces of wood, em versão com vídeo, e Clapping music, escrita em 1972 para dois músicos que a performam com palmas, também constam do programa da apresentação.

O grupo que se apresenta nesta terça é formado pelos percussionistas Fernando Rocha – também diretor musical –, Daniela Oliveira, Douglas Rafael, Fernando Chaib, Natália Mitre, Rafael Matos e José Henrique Viana, com vozes de Emanuelle Cardoso, Jennifer Imanishi e Mariana Piuzana e teclado de Evan Megaro.

Steve Reich e o minimalismo
Considerado um dos maiores compositores americanos vivos, Reich é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do minimalismo na música erudita moderna. O gênero é caracterizado pela repetição frequente de trechos musicais, com pequenas variações durante grandes períodos de tempo ou por tons estáticos executados durante um longo tempo, além de ritmos quase hipnóticos.

Seus experimentos com loops em fita magnética realizados em meados dos anos 60, por meio dos quais obtinham-se padrões musicais rítmicos pela repetição e sobreposição de camadas de som, transformaram o compositor em um dos principais representantes da música de vanguarda na segunda metade do século passado, rendendo-lhe a alcunha de pai do sampling – técnica que consiste no uso de trechos de composições para formar outras. O artista ganhou um Grammy em 1990 e o Pulitzer da música em 2009.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1534, Centro.