Universidade Federal de Minas Gerais

Manuel Anastacio / Wikimedia Commons
Conimbriga_minotauro.jpg
Labirinto em mosaico da povoação romana de Conímbriga, em Portugal

Pesquisadores em filosofia e literatura vão discutir em simpósio conceitos como labirinto, dilema e paradoxo

quinta-feira, 30 de março de 2017, às 6h16

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros de áreas como filosofia, literatura e história vão conversar sobre conceitos-chave surgidos na Antiguidade Clássica durante o VII Simpósio lendo, vendo e ouvindo o passado: entre aporias, dilemas, paradoxos e labirintos. O evento será realizado de 25 a 28 de abril, na Universidade Federal de São João del-Rei e no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes.

O objetivo é discutir a variedade de significados dos quatro termos e a recepção e permanência dos conceitos na contemporaneidade, incorporados à linguagem e às relações do dia a dia.

Serão tratados temas como sertão e labirinto nas obras de Cláudio Manuel da Costa, paradoxos em Victor Hugo, a estética clássica do labirinto e o dilema das relações internacionais no Mediterrâneo sob o nascente imperialismo romano. O evento terá participação de nomes como Sergio Alcides, Jacyntho Lins Brandão e Maria Cecília Miranda Coelho, da UFMG, Christian Werner, da USP, Dana Munteanu, da Ohio State University (EUA), e Yiannis Petropoulos, da Democritus University of Thrace (Grécia).

A programação inclui ainda, na semana anterior, mostra de filmes como O labirinto do fauno, de Guillermo del Toro, e Glauber – o filme, labirinto do Brasil, de Silvio Tendler.

Outras informações sobre o simpósio, promovido pelos programas de pós-graduação em Filosofia e em Estudos Literários, estão disponíveis no site do evento.