Universidade Federal de Minas Gerais

Roda de choro e recital de violão são atrações do Conservatório nesta noite

segunda-feira, 10 de abril de 2017, às 6h21

Na noite desta segunda-feira, 10, o Conservatório UFMG vai abrigar duas apresentações musicais gratuitas. Às 18h30, os integrantes do Seminário Euro-Brasileiro de Choro promoverão uma roda de choro no pátio interno da instituição. Uma hora mais tarde, o músico Samuel Cabral vai mostrar, com seu violão sete cordas, releituras e composições próprias em seu recital de formatura no projeto Performare.

O Seminário Euro-Brasileiro de Choro realiza no Conservatório, até o dia 14, concertos, aulas, prática instrumental individual e em grupos e promove intercâmbio de compositores mineiros e intérpretes europeus interessados no gênero genuinamente brasileiro. Com coordenação artística da compositora mineira Maria Inês Guimarães e do violonista alemão Olivier Lob, o seminário convidou seus participantes para duas rodas de choro, a primeira na segunda-feira, e a outra na quinta, 13, no Bar do Chorinho.

Jenfs Martins

PerformareFotoSamuelCabral_cr%E9ditosJenfs%20Martins%20%281%29.jpg
Às 19h30, a série Performare, na qual alunos de música da UFMG e de outras instituições apresentam recitais de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação, recebe o violonista de sete cordas e aluno da UFMG Samuel Cabral [foto]. O músico valoriza a arte mineira, tocando obras consagradas e contemporâneas. Thiago Delegado, Milton Nascimento e Toninho Horta são alguns dos compositores que integram o repertório.

Samuel também vai apresentar peças autorais que ressaltam suas origens e convidam à reflexão sobre temas sensíveis, como na composição Erehé, que homenageia os índios Borum Krenak, de Minas Gerais. Depois de iniciar como baterista, Cabral aos poucos migrou para aquele que hoje é seu principal instrumento e revela influências de Yamandu Costa, Juarez Moreira, Baden Powell, entre outros expoentes do violão popular brasileiro.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte.

Confira o repertório da apresentação de Samuel Cabral:

Samuel CabralNão estudo nº 2
Mauro Rodrigues e Lincoln CheibLos turcos
Yamandu CostaSamba pro Rapha
Thiago DelegadoCansei de ser enganado
Samuel CabralErehé
Samuel CabralTrem
Milton Nascimento e Fernando BrantEncontros e despedidas

(Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)