Carol Prado / UFMG
O professor Cristiano Gurgel Bickel tomará posse, nesta quarta, 19, como diretor da Escola de Belas Artes, em solenidade que terá início às 17h, no auditório da Unidade. Diretor em exercício desde fevereiro, após o fim do mandato da professora Bya Braga, Bickel pretende atuar com base na participação da comunidade e no “exercício político da alteridade e da criatividade”.
Na cerimônia de posse, que terá a presença do reitor Jaime Ramírez, falarão, além de Cristiano Bickel, o decano da EBA, Evandro Lemos, e o professor Fabrício Fernandino, que fará uma saudação ao novo diretor.
Em seu plano de gestão, Cristiano Bickel destaca o objetivo de promover fóruns de discussão regulares, simplificar e divulgar os processos administrativos, requalificar os espaços da Escola, incentivar a difusão das produções acadêmicas, artísticas e culturais, intensificar a interdisciplinaridade na graduação e na pós-graduação e lançar mão de aplicações em software livre. O novo diretor também pretende trabalhar pela preservação da memória institucional da EBA, articulando recursos de diversas naturezas.
Bickel tomou posse na vice-diretoria em agosto de 2014, eleito após a saída de Augustin de Tugny. Ele passou então a responder pela gestão da EBA, ao lado da diretora, Bya Braga. Com o término do mandato de Bya Braga, em janeiro de 2017, Cristiano Bickel tornou-se diretor em exercício. Participou do processo de consulta à comunidade realizado em março deste ano, quando concorreu com o professor Evandro Lemos. Em breve, a comunidade vai eleger novo vice-diretor.
Arquiteto-urbanista e artista plástico, doutor em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Artes Visuais pela UFMG, Cristiano Bickel é professor adjunto do Departamento de Artes Plásticas (área de escultura) e pesquisa nas áreas de tridimensionalidade e espacialidade, atuando, sobretudo, em temas relacionados à produção do espaço e práticas artísticas espaciais contemporâneas. Integra grupos multidisciplinares de pesquisa e extensão na UFMG. Publicou artigos e capítulos de livros.
Bickel realizou ações, projetos e mostras individuais e coletivas de artes visuais e recebeu cinco premiações em eventos nacionais e internacionais. Atua em montagens expográficas e desenvolve projetos arquitetônicos e de design.