Universidade Federal de Minas Gerais

Recital no Conservatório alia canto lírico à encenação

quinta-feira, 20 de abril de 2017, às 6h19

Solos, duetos e trios vão compor o Encontro lírico – canto e piano, atração desta quinta, 20, no projeto Palco Livre, do Conservatório UFMG. Emanuelle Cardoso (soprano), Mariana Piuzana (soprano), Mariana Redd (mezzo-soprano), Célio Souza (barítono) e Bruno Cruz (piano) vão interpretar trechos de óperas e canções de épocas diferentes, compostas por Schubert, Beethoven e Puccini.

O projeto Encontro Lírico promove o canto lírico com encenação, visando à popularização de um estilo comumente estigmatizado como inacessível. Outro objetivo é dar oportunidade para que novos cantores se apresentem. Eles utilizam diversas formações e combinações de vozes.

Mariana%20Redd.jpg Os músicos
A mezzo-soprano Mariana Redd [foto] concluiu recentemente os estudos em canto na Uemg, com o professor Petrônio Duarte, e é bacharel em Letras pela UFMG. Atua como contralto no Coro Madrigale e no Ars Nova – Coral da UFMG. Entre outros trabalhos, integrou o coral criado pela Orquestra Filarmônica para as récitas de Così fan tutte, de Mozart, e participou da Orquestra Minas Barroca.

Célio Souza, barítono, iniciou estudos no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) e integrou o Coral Lírico de Minas Gerais, como cantor convidado. Bacharel em canto lírico pela Universidade Federal de Goiás, participou da 2ª Academia de Canto em Trancoso, onde foi contemplado com bolsa de estudos em Cracóvia, na Polônia.


Mariana%20Piuzana.jpg
Aos 22 anos, Mariana Piuzana [foto] cursa o 8º período do bacharelado em canto na UFMG. Tem-se destacado como solista em recitais e concertos no Palácio das Artes e na UFMG e integra o coral Ars Nova e o octeto vocal Octa Plus. A musicista acaba de participar da 2ª Academia de Canto em Trancoso, onde recebeu bolsa de estudos na Chorakademie Lübeck, na Alemanha.

A soprano Emanuelle Cardoso formou-se em canto no Cefar. Atuou como regente do Coral Prata Encanto & Voz, de São Domingos do Prata, do Coral Infantil Unimed–BH e do Lumen – Grupo Artístico, que idealizou. Integrou o Ars Nova. Cursa o bacharelado em canto na UFMG e atua como regente e arranjadora dos corais Sicoob Credicom e Campus em Canto (UFMG), além de integrar o grupo Octa Plus e o Coro Madrigale.


Bruno%20Cruz.jpg
O pianista Bruno Cruz [foto] fez o bacharelado em piano na Escola de Música da UFMG, com o professor Miguel Rosseline, e estudou na França com Catherine Chaufard. Participou de diversos cursos e festivais, no Brasil e na Alemanha, e de masterclasses com nomes como Ricardo Castro, Homero de Magalhães, Luiz Henrique Senise, Sergei Dukachev, Berenice Menegal e Maria Tereza Madeira. Apresenta-se em recitais, concertos e exerce intensa atividade como pianista correpetidor.

Este é o repertório do recital desta quinta:

Beethoven – The dream
Mariana Piuzana e Célio Souza

Puccini – Come scoglio (Così fan tutte)
Emanuelle Cardoso

Delibes – Dueto das flores: Dôme épais le jasmin (Lakmè)
Mariana Piuzana e Mariana Redd

Schubert – Nachtstück
Célio Souza

Offenbach – Belle nuit, o nuit d'amour (Os contos de Hoffmann)
Emanuelle Cardoso e Mariana Redd

Mozart – Bester Jüngling (O empresário)
Mariana Piuzana

Gounod – Vous qui faites l’indormie (Fausto)
Célio Souza

Gounod – Faites lui mes aveux (Fausto)
Mariana Redd

Mozart – Il core vi dono (Così fan tutte)
Emanuelle Cardoso e Célio Souza

Mozart – Soave sia il vento (Così fan tutte)
Emanuelle Cardoso, Mariana Redd e Célio Souza

Bernstein – We are women (Candide)
Emanuelle Cardoso e Mariana Redd

(Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG / fotos de divulgação)