Universidade Federal de Minas Gerais

Rejeição da Europa aos diferentes será abordada em workshop na próxima quarta

sexta-feira, 28 de abril de 2017, às 6h48

A presença do diferente na sociedade europeia será discutida em workshop no campus Pampulha, na próxima quarta-feira, 3, das 10h às 18h, com a participação do professor Rolf Peter Janz, da Universidade Livre de Berlim.

Promovido pelo Centro de Estudos Europeus (CEE), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, o workshop A Europa e o outro propõe a análise da resistência de países europeus em acolher refugiados, decorrente de imaginário milenar sobre o outro não europeu.

Com tradução simultânea, o evento será aberto ao público e terá lugar no auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale).

Wikimedia Commons
Thomas_Mann_1937.jpgO workshop será aberto com a conferência Imaginários europeus do outro – o caso do ‘brasileiro’ Thomas Mann, em que Rolf Peter Janz faz referência à nacionalidade brasileira da mãe do escritor alemão [foto].

À tarde, a partir das 14h, mesa-redonda reunirá três professores da Fale: Myriam Ávila abordará A retórica da falta nos discursos europeus sobre o Brasil no século 19, Christian Degache fará a palestra 1995-2015: Sócrates, língua, EFTLV, Erasmus... 20 anos de participação a projetos europeus no retrovisor e Elcio Cornelsen discutirá Um "código underground" na sociedade multilíngue alemã: Kanak sprak.

A conferência A Europa e o outro (in)dizível, do professor Jacyntho Lins Brandão, também da Fale, encerrará o encontro.