Universidade Federal de Minas Gerais

Esporte Clube Vitória / Wikimedia Commons
ECV_Campe%E3o_Baiano_1908.jpg
Um dos minicursos vai tratar da história do futebol no Brasil

Nova edição de encontro de pesquisa discute relações do ofício do historiador com o tempo

quinta-feira, 27 de abril de 2017, às 6h20

O tempo, objeto central do trabalho do historiador, é o tema da sexta edição do Encontro de Pesquisa em História (Ephis), promovido por estudantes de graduação e pós-graduação. O evento, que reúne pesquisadores do Brasil, da Argentina e dos Estados Unidos, será realizado nos dias 8 a 12 de maio, no campus Pampulha.

A programação será composta de seis conferências, aula-show, sessão de cinema comentada, 29 simpósios temáticos, 22 minicursos, 10 mesas de debate e lançamento de livros, que abordarão o tema Tempo: permanências, rupturas e transições na História. Os organizadores pretendem, com as discussões, questionar os modelos e métodos de análise da disciplina e ampliar a percepção das continuidades e descontinuidades que marcam o processo histórico.

Nessa edição, o Ephis terá programação relacionada aos grandes debates contemporâneos, como as teorias de gênero, a memória e o legado das ditaduras militares latino-americanas, o impacto das revoluções socialistas do século 20 e os desafios que permeiam a escrita da história. Participarão pesquisadores de universidades federais, como as da Bahia, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de professores da UFMG, como Heloisa Starling, Rodrigo Patto Sá Motta, Luiz Arnaut e Miriam Hermeto.

Os interessados devem se inscrever no site do evento, onde também se encontra a programação. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ephisufmg2017@gmail.com.