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Está disponível a terceira edição da Revista Brasileira de Educação Básica, periódico eletrônico de acesso aberto que divulga experiências escolares e pesquisas em educação desenvolvidas na escola básica brasileira. A revista é produzida pelo projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 em parceria com a rede de mestrados profissionais em educação, da qual o mestrado profissional Educação e Docência (Promestre) faz parte. Organizado como edição especial, este número conta com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (Nepei), da Faculdade de Educação, que se dedica à reflexão “sobre os desafios da formação continuada de professoras de educação infantil em tempos de desmonte”. A edição reúne um conjunto de artigos resultantes dos trabalhos de conclusão de curso de educadoras que participaram, na FaE, de curso realizado no âmbito da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Tais textos refletem os efeitos dessa formação em diferentes dimensões das práticas de cuidados e de educação destinadas a crianças de até seis anos. Na mesma edição, entrevista com Rita Coelho – que esteve à frente da Coordenadoria de Educação Infantil do Ministério da Educação de 2007 a 2016 – pontua os atuais desafios postos à formação continuada de professoras que atuam em creches e pré-escolas. O fechamento de creches universitárias é discutido em artigo de Marcia Aparecida Gobbi e Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, enquanto o artigo assinado por Maria Cristina Soares de Gouvêa convida à leitura do livro Crianças, professoras e famílias: olhares sobre a educação infantil, organizado por Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz e Maria Inês Mafra Goulart. A seção Vídeo apresenta produção fílmica de Ana Luisa Viana Pacheco que traz importantes elementos para a organização de projetos de formação continuada e compartilhada de profissionais que atuam em creches e pré-escolas.