Universidade Federal de Minas Gerais

Período pós-independência de Angola e Moçambique é tema de seminário no campus Pampulha

quarta-feira, 3 de maio de 2017, às 9h30

A Escola de Engenharia sedia, até a próxima quinta, 4, sempre das 14h às 16h, o Seminário Permanente em Estudos Africanos, iniciativa do Centro de Estudos Africanos (CEA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Na tarde desta quarta, a professora Iolanda Vasile, leitora da Faculdade de Letras da Universidade Oeste de Timisoara, na Romênia, fará palestra sobre As independências de Angola e Moçambique no Arquivo Fotográfico da República Socialista de Romênia. Ela vai apresentar um quadro geral para a análise das políticas externas dos dois países no pós-independência em relação à Europa do Leste, com enfoque na Romênia. O estudo de caso trata da estética dos álbuns fotográficos das visitas oficiais do ditador Nicolai Ceaușescu a Angola e Moçambique.

Também hoje, a professora Vanicléia Santos, do Departamento de História e diretora do Centro de Estudos Africanos, vai falar sobre as relações entre Brasil e Moçambique no pós-independência.

Amanhã, estudantes e professores da área de estudos africanos vão discutir temas diversos. As apresentações serão realizadas em português e será emitido certificado para os participantes.

Aberto ao público, o evento, que teve início ontem (terça, 2), com seminário sobre políticas de raça e gênero no colonialismo tardio, não exige inscrição prévia. As atividades são realizadas na Sala de Seminário T005, no boloco 3 da Escola de Engenharia.

(Com Assessoria de Comunicação da DRI)