A crise na política brasileira é tema da próxima edição da série de debates Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil, promovida pelo BDMG Cultural em parceria com os projetos República e Democracia Participativa, ambos da UFMG. A mesa A crise da República, que será realizada nesta terça-feira, 9, às 18h30, no auditório do BDMG, reunirá os professores Cícero Araújo [foto], de ciência política da USP, Heloísa Starling e Newton Bignotto, ambos da UFMG. O projeto, realizado mensalmente em Belo Horizonte e São Paulo, busca discutir temas relacionados à conjuntura política, como democracia e Estado de Direito, o papel da mídia, a dominação financeira, as desigualdades sociais, as instituições judiciais, a perda de direitos e a violência. Os próximos encontros, coordenados por Starling e por Leonardo Avritzer, também reunirão os cientistas políticos João Feres Jr., Cícero Araújo, Fabiano dos Santos, Andrei Korner e especialistas na política dos campos da sociologia e da filosofia, como Rui Braga e Ricardo Musse, entre outros. Sobre os participantes Heloísa Starling é graduada em Comunicação e em História, além de mestre e doutora em Ciência Política. Professora do Departamento de História, ela é coordenadora do Projeto República e assessorou a Comissão Nacional da Verdade.
Graduado em física, Cícero Araújo é professor titular de Ciência Política da USP. Suas pesquisas se concentram na área de teoria política, em especial teoria normativa, moralidade política e pensamento republicano clássico e contemporâneo.
Newton Bignotto é doutor em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, da França, e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professor do Departamento de Filosofia, atua nas áreas de Filosofia Política e História da Filosofia do Renascimento.