Universidade Federal de Minas Gerais

EBC
ritalina.jpg
Caixa do medicamento, que é indicado para o tratamento do déficit de atenção e hiperatividade

Atividade na Praça de Serviços vai orientar sobre os riscos da ritalina

quarta-feira, 10 de maio de 2017, às 6h49

O Centro de Estudos de Medicamentos (Cemed), da Faculdade de Farmácia, promoverá, nesta sexta-feira, 12, ação educativa na Praça de Serviços focalizada nos riscos associados ao uso do cloridrato de metilfenidato, a ritalina, consumido por pessoas que buscam melhorar seus resultados acadêmicos.

Segundo os organizadores da ação, a ritalina é um estimulante do sistema nervoso central, indicado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e da narcolepsia. No entanto, não há evidências científicas suficientes que comprovem que o medicamento interfira positivamente no desempenho intelectual.

Quanto aos riscos associados, o metilfenidato pode causar dependência em caso de uso abusivo, que também está associado ao aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, ao aparecimento de tiques motores e verbais e ao surgimento/agravamento de comportamentos agressivos.

Cerca de 30 alunos da Faculdade de Farmácia participarão da atividade, sob a orientação das professoras Cristiane Aparecida Menezes de Pádua (coordenadora do Cemed) e Alessandra Rezende Mesquita e das farmacêuticas Raissa Carolina Fonseca Cândido e Joyce Costa Melgaço de Faria.