Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação / Espaço do Conhecimento UFMG
roger%20deff.jpg
Roger Deff: diálogo entre rap, rock e soul

Fim de semana no Espaço do Conhecimento tem astronomia, oficinas, show e histórias de navegações

sexta-feira, 12 de maio de 2017, às 6h25

Aula sobre astronomia, contação de histórias, oficinas e show de rap compõem a extensa programação que vai movimentar o Espaço do Conhecimento neste fim de semana.

No sábado, 13, das 9h às 12h, a reunião da rede contínua de formação em Astronomia (AstroEduca) vai abordar a diferença entre as horas marcadas pelos relógios comuns e pelos relógios de sol. Em seguida, os participantes vão explorar o uso de globos terrestres na abordagem de conteúdos escolares, como as estações do ano e a propagação retilínea da luz. O grupo também construirá um teodolito simples – instrumento que mensura ângulos verticais e horizontais e facilita o estudo do céu como uma esfera celeste. O sistema de projeção do Planetário vai auxiliar na compreensão dos movimentos dos corpos celestes e suas relações com a montagem de telescópios.

A partir das 15h, o museu vai promover oficina associada ao Movimento Maio Amarelo, campanha mundial de conscientização sobre os acidentes de trânsito. Na atividade, os visitantes serão convidados a refletir, com base no mapa colaborativo da exposição temporária À margem: água, cultura e território, sobre a lógica que privilegia os automóveis e as possibilidades de reapropriação de espaços urbanos de Belo Horizonte. A oficina Apropriação de espaços invisíveis tem classificação indicativa de 12 anos. Para participar, é necessário retirar uma senha, na recepção, uma hora antes do início da atividade.

Versos e rimas
A reflexão sobre o espaço urbano e a cidade em seus diversos aspectos é um dos motes da obra do rapper Roger Deff, que se apresenta no sábado, 13, às 17h, no âmbito do projeto Multiverso.

Integrante da Julgamento, banda de rap da capital mineira com 20 anos de estrada, o cantor apresenta show solo. Segue o fluxo é marcado pelo diálogo entre as batidas do rap com os riffs do rock e o groove do soul. Suas letras tratam da relação entre a periferia e o centro e entre a literatura e o hip hop. No palco, o músico é acompanhado por Michelle Oliveira e Celton Oliveira (backing vocals), por Ricardo Cunha (guitarrra), por Luiz Prestes (baixo), por Edgar Filho (bateria) e pelo DJ Flávio Machado (pick-ups).

Com sólida trajetória de participações em festivais, Deff já dividiu palcos com Marku Ribas, Black Sonora, Berimbrown, Negra Li, Flávio Renegado, Sergio Pererê e Lucas Santana, entre outros músicos.

O show do MC integra o programa Muitas culturas nos campi, da Diretoria de Ação Cultural (DAC).

Grandes navegações
Com pouca tecnologia e muitas lendas, os marinheiros viajavam em busca de terras desconhecidas. Nas narrativas daquela época, há monstros marinhos, tempestades perigosas e naufrágios inacreditáveis. Na contação de histórias Diário de bordo: história dos navegantes, agendada para domingo, 14, a partir das 15h, no terceiro andar do Espaço, o público ouvirá relatos de viajantes famosos e aprenderá curiosidades sobre as navegações – o que os tripulantes comiam, sua rotina e a duração de suas viagens. A atividade tem classificação livre; para participar, basta retirar senha uma hora antes do início da atividade.

Mais informações sobre a programação do Espaço do Conhecimento podem ser obtidas no site e na página do Facebook.

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)