A Rádio UFMG Educativa realizará, nesta sexta, das 10h30 às 11h30, debate sobre a PEC 287/2016, que propõe a reforma da Previdência. Participarão do programa Conexões o professor Walter Marinho de Oliveira, da PUC Minas, e o advogado Roberto de Carvalho Santos, especialista em Direito Previdenciário. Os debatedores vão expor, com argumentos contrários e favoráveis, aspectos polêmicos da proposta de emenda à Constituição, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Sobre os participantes Roberto de Carvalho Santos é professor de pós-graduação em Direito Previdenciário em várias universidades. Ele preside o Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e é coordenador geral do Instituto Educar Virtual. A proposta A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida na frequência 104,5 FM ou pela internet.
Doutor em Administração pela Université de Grenoble II, na França, Walter Marinho de Oliveira é professor da PUC Minas e atua, principalmente, nas áreas de estratégia empresarial, empreendedorismo, novos negócios e processo de internacionalização de empresas de base tecnológica. Ele também é gestor de empresas e foi diretor da Associação Comercial de Minas Gerais.
Com a Proposta de Emenda Constitucional 287/16, o governo pretende aumentar o tempo de contribuição e idade para a aposentadoria. De acordo com o texto-base aprovado em comissão especial instalada na Câmara dos Deputados, os trabalhadores, para se aposentarem, precisam ter ao menos 25 anos de contribuição e alcançar idade mínima de 65 anos, para homens, e 62, para mulheres. Para aposentadoria integral, a proposta prevê 40 anos de contribuição.