O projeto Conexões do Conservatório UFMG recebe na noite de hoje, 16, o tenor Wellington Vilaça e o violonista Celso Faria para a apresentação Todas as Marílias de Dirceu. O concerto, gratuito, começa às 20h e tem como tema o amor vivido pela jovem Maria Dorothea Joaquina de Seixas e o poeta português Thomaz Antônio Gonzaga. Considerado o mais proeminente dos poetas árcades, Gonzaga é autor do livro Marília de Dirceu, no qual eternizou versos para Dorotéia, suposta musa que inspirou Marília. O casal participou ativamente da Inconfidência Mineira, precursor do processo que conduziu à separação do Brasil de Portugal. Várias das canções no repertório valeram-se de algumas liras contidas no livro Marília de Dirceu, outras tiveram seus textos escritos por letristas anônimos. Os músicos escolheram 16 canções para compor o repertório: duas obras de autores anônimos, 12 atribuídas ao compositor português Marcos Portugal e duas de autoria de dois importantes representantes da música brasileira da primeira metade do século XIX: José Maurício Nunes Garcia e Cândido Inácio da Silva. Os músicos Bacharel em canto e especialista em música brasileira pela Uemg, Wellington Vilaça integra o Coral Lírico de Minas Gerais desde 1995. Em 2001, foi professor de declamação lírica da Escola de Música da Uemg, onde coordenou e dirigiu o Grupo Experimental de Ópera Geraldo Chagas. Como solista atuou em Orfeo, de Claudio Monteverdi (2001), A flauta mágica, de Wolfgang Mozart (2004), e Ganni Schicchi, de Giacomo Puccini (2005). O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1534, no centro de Belo Horizonte. Programa: Obras de autor anônimo Marcos Portugal (1762-1830) José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) Cândido Inácio da Silva (1800-1838) Aníbal Augusto Sardinha - Garoto (1915-1955) Jayme Ovalle (1894-1955) Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948) Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Fotos: divulgação
Celso Faria é bacharel em violão pela UFMG e especialista em música brasileira pela Uemg. Também foi aluno de violão na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte e de música de câmara na Uerj. Com repertório que se estende do período renascentista ao século 21, o músico tem se apresentado como recitalista de violão solo, integrante de formações camerísticas ou como solista orquestral.
No regaço da ventura
Acasos são estes
Ária III - Os mares, minha bela, não se movem
Ária IV - De que te queixas, língua importuna
Ária VIII - Ah! Marília, que tormento
Ária XI - Por morto, Marília, aqui me repouso
Marília, se me não amas
Minha Marília não vive
Lamentos do Morro
Debussyana
Jorge do Fusa
Modinha
Azulão
Dentro da noite
Vesperal
Lundu da Marquesa de Santos
Viola quebrada