Universidade Federal de Minas Gerais

Diogo Vasconcellos - CoordCOM / UFRJ
reitor-roberto-leher-abril-2017-materia-9056%20%281%29.jpg
Roberto Leher: defesa dos investimentos em pesquisa e educação

Roberto Leher, reitor da UFRJ, discute relação entre universidade e cidade em conferência no campus Pampulha

quarta-feira, 17 de maio de 2017, às 12h06

A relação entre a universidade e a cidade tem pautado as discussões propostas nas conferências do 11º Seminário Anual do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022. O professor Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrará a terceira conferência do primeiro semestre de 2017, que ocorre nesta quinta-feira, 18, a partir das 19h, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE).

A conferência do professor Roberto Leher será transmitida, ao vivo, pelo canal do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube.

O tema desta edição – A Universidade e a Cidade – trata das relações entre comunidades e a instituição universitária em diferentes dimensões, especialmente as que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares da Universidade. Em 2017, os debates propõem, ainda, o diálogo entre o tema e a comemoração dos 90 anos da UFMG e com os 120 anos de Belo Horizonte, onde está instalada a maior parte da estrutura da Universidade.

Em defesa da educação
Roberto Leher tem-se destacado no meio acadêmico por suas pesquisas na área de políticas públicas em educação. Recentemente, vem liderando movimentos como a Marcha pela Ciência, que se opõe aos cortes promovidos pelo Governo Federal em ciência, tecnologia e inovação. Em artigo publicado em abril deste ano no site da UFRJ, o reitor alertou que “o Brasil caminha na contramão do que seria a melhor estratégia para enfrentar uma crise econômica: investir em conhecimento científico, pesquisa e inovação.”

No mesmo texto, Leher defendeu o engajamento da sociedade em favor da defesa da universidade pública. “Não nos faltam exemplos de povos que também passaram por momentos dramáticos, mas que apostaram no fortalecimento das universidades, dos institutos públicos de pesquisa e do aparato de Ciência e Tecnologia, por meio dos blocos de poder que se reconfiguravam no calor das lutas sociais”, contextualizou.

Pra quem?
Nesse contexto, a UFRJ lança, neste mês, iniciativa intitulada Brasil pra quem?, que pretende promover discussão sobre áreas “que vão determinar o futuro da sociedade e da população brasileira”, propondo intervenção em temas como questão indígena, mudanças climáticas globais, reforma do ensino médio, ciência e futuro, reforma trabalhista e Estado e violência.

“Queremos disponibilizar o melhor da ciência para tornar pensáveis os problemas que afligem a sociedade e que podem marcar o futuro da vida das pessoas”, afirmou o professor em entrevista ao Portal da UFRJ.

Com graduação em Ciências Biológicas pela própria UFRJ (1984), Roberto Leher é mestre (Universidade Federal Fluminense, 1989) e doutor (USP, 1998) em Educação. Em 2018, completa 30 anos de serviços prestados à UFRJ, onde, além de reitor desde 2015, é professor titular da Faculdade de Educação.

Conferências anuais
A última conferência do primeiro semestre será ministrada pela professora Heloisa Buarque de Hollanda, também da UFRJ, no dia 29 de junho. A série foi aberta no dia 30 de março pelo professor Franklin Leopoldo e Silva, da USP. A segunda conferência foi ministrada pela professora Denise Morado Nascimento, da Escola de Arquitetura da UFMG. Todas são abertas ao público, com emissão de certificado de participação.

Outras informações podem ser obtidas no site do projeto, pelo e-mail pensar@ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-5355 e (31) 99334-2483. O Pensar a Educação, Pensar o Brasil também conta com página no Facebook.

(Com Assessoria de Comunicação do Pensar a Educação, Pensar o Brasil e Portal da UFRJ)

24/jul, 6h23 - Próxima edição do Filosofia na Praça tem democracia como tema

24/jul, 6h22 - Carteira única da UFMG passa a ser utilizada para entrada no Centro Esportivo Universitário

24/jul, 6h21 - Pedidos de assistência estudantil na UFMG passam a ser feitos apenas pela internet

21/jul, 11h36 - UFMG divulga escala de atendimento e instruções para registro de calouros

21/jul, 6h20 - 'Ruptura', evento de competição de projetos, recebe inscrições até o dia 27

21/jul, 6h16 - Espaço do Conhecimento promove sessões de contação de histórias e brincadeiras antigas

20/jul, 9h11 - Nescon abre 54 vagas temporárias de trabalho para profissionais de saúde

20/jul, 8h59 - Vídeo projetado na Praça da Liberdade resgata ‘discos e esquinas’ de grupo musical mineiro

20/jul, 8h57 - Campanha da Biblioteca Universitária pede dicas para compor acervo do Espaço de Leitura

19/jul, 22h40 - Encontro com delegação da Alemanha encaminha criação de novo programa internacional de cátedras

19/jul, 6h30 - Conjunto de 'planetas do saber', Sistema de Bibliotecas tem história resgatada em exposição na Reitoria

19/jul, 6h25 - Simpósio sobre eletrofisiologia celular, agendado para agosto, no ICB, recebe resumos e inscrições

19/jul, 6h07 - Intervenção teatral promove ‘encontro com cientistas’ no Espaço do Conhecimento

18/jul, 14h46 - Academia Brasileira de Ciências vai diplomar novos membros nesta quarta

18/jul, 10h49 - Boletim destaca 50 anos de criação do Festival de Inverno

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
julho de 2017 (104)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)
janeiro de 2015 (156)
dezembro de 2014 (163)
novembro de 2014 (245)

Expediente