Universidade Federal de Minas Gerais

Cecília Pacheco
foto_CECILIA_PACHECO_20_anos_escola_de_trombones_313-thumb.jpg
Coral de Trombones e Tubas da UFMG participará da apresentação

Concerto com peças escritas para piano, oboé e coral de trombones é atração de hoje do Prata da Casa

segunda-feira, 29 de maio de 2017, às 6h18

O projeto Prata da Casa do Conservatório UFMG apresenta nesta segunda, 29, concerto do Coral de Trombones e Tubas da UFMG e dos instrumentistas Cecília Nazaré de Lima, Marcus Medeiros, Rodrigo Miranda e Alexandre Barros. O repertório da apresentação, gratuita, é formado por conjunto de peças escritas para piano solo, oboé e piano, grupo de samba e coral de trombones.

O concerto é caracterizado por uma mescla de formas e gêneros tradicionais da dobradinha barroca prelúdio e fuga e da sonata clássica e da música brasileira na modinha, no samba e na valsa lenta. Uma batida mais jazzística também pode ser notada, principalmente em Três peças para piano, em Sonatina e nas peças para coral de trombones.

Sobre os músicos
Graduada em Composição, pela Escola de Música da UFMG, e em piano, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Cecília Nazaré de Lima é vice-diretora da Escola de Música da UFMG. A musicista é mestre em Fundamentos Teóricos das Artes, pelo Instituto de Artes da Unicamp, e doutora em Criação e Crítica da Imagem em Movimento, pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Rodrigo Miranda concluiu o curso Livre de piano da Uemg e graduou-se em piano pela UFMG em 2001. Estudou na Hartt School of Music em Connecticut (EUA), onde finalizou uma graduação profissional, cursou mestrado em piano e doutorado em performance pianística. É professor de música da Uemg e se apresenta ativamente como concertista.

Alexandre Barros é o primeiro oboísta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, professor do curso de formação e aperfeiçoamento do Cefart e desenvolve intensa atividade camerística em diversas formações.

Marcus Medeiros é doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestre em performance e piano pela UFMG. É integrante do Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira.

Formado em 2001, o Coral de Trombones e Tubas da UFMG é um grupo que reúne estudantes de regência, percussão e trombone-tuba. É vinculado ao programa de extensão Grandes Grupos Instrumentais da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo professor Marcos Flávio Freitas.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.

Programa:

Três peças para piano - Piano: Rodrigo Miranda
I Andante expressivo
II Andantino
III Animato

Valsando - Piano: Marcus Medeiros

Caderno preto #10 - Piano: Marcus Medeiros, Oboé: Alexandre Barros

Prelúdio e Fuga - Piano: Rodrigo Miranda

Sonatina - Piano: Rodrigo Miranda
I Comodo
II Lento, poco rubato
III Allegretto

Flamingo - Coral de Trombones da UFMG

Sob o sol de outubro - Coral de Trombones da UFMG