Universidade Federal de Minas Gerais

Site Aulp
AULP_World_Map.png
Em negrito, países de língua portuguesa onde estão as universidades filiadas à Aulp

Trabalho acadêmico sobre relações entre países de língua portuguesa será premiado pela Aulp

quinta-feira, 8 de junho de 2017, às 6h05

Dissertações ou teses que contribuam para a aproximação das comunidades de língua portuguesa podem ser inscritas, até 31 de julho, ao Prêmio Fernão Mendes Pinto 2017, organizado pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O trabalho em questão deve explicitar relações entre, pelo menos, duas nações.

Quatro áreas são contempladas pela premiação: Letras e Artes; Ciências Exatas; Ciências da Saúde e da Vida e Ciências Sociais e Humanas. Para se candidatar, o interessado deve ter defendido sua dissertação ou tese em instituição filiada que esteja em dia com as obrigações financeiras com a Aulp. Veja a lista dos membros da entidade.

Além de premiação no valor de oito mil euros, o autor vencedor também terá seu trabalho publicado pelo Instituto Camões. O regulamento pode ser consultado no site da Aulp.

O nome do prêmio é uma homenagem a Fernão Mendes Pinto, aventureiro e explorador português que integrou uma das primeiras expedições ocidentais a chegar ao Japão no século 16.