Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa / UFMG
DSC_5803.jpg
Evento comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente

Em mais uma edição na Estação Ecológica, Domingo no Campus bate recorde de público

domingo, 4 de junho de 2017, às 15h36

Cerca de 1,3 mil pessoas se reuniram na Estação Ecológica, no campus Pampulha, para a 9ª edição do Domingo no Campus. Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado amanhã, 5 de junho, esta edição contou com atividades realizadas em meio à natureza, como caminhadas ecológicas e oficina de escotismo, além das já conhecidas brincadeiras comandadas pela equipe do Projeto Tô de Boa, Tô no Campus, do projeto Bike Anjo e das sessões de cinema do Cineclube Olaria.

Um dos destaques foi a exposição sobre a circulação de águas no campus Pampulha, que é cortado por duas sub-bacias hidrográficas – Ribeirão Pampulha e Córrego Mergulhão. A exposição contou com uma maquete que representa a Bacia da Pampulha e os rios que correm debaixo da terra. Segundo o estudante de geografia Gabriel Teles [na foto abaixo], do Instituto de Geociências da UFMG, é importante que as pessoas conheçam a bacia para que se interessem em preservá-la.

Carol Prado / UFMG
DSC_5733.jpg

“Trouxemos a exposição para o Domingo no Campus porque a Estação Ecológica fica na Bacia da Pampulha. O córrego que nasce no bairro Engenho Nogueira passa por baixo da avenida Carlos Luz, onde é canalizado, e depois chega até à Estação Ecológica. Muitos não sabem que embaixo da UFMG passam córregos importantes”, disse.

Integrante do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, associação civil-comunitária que atua em Belo Horizonte e Contagem, Teles acrescentou que divulgar esse conhecimento permite que as comunidades interna e externa se preocupem em preservar as bacias hidrográficas que circulam dentro da cidade.

“As pessoas precisam conhecer a bacia, saber os nomes dos rios que a integram e por onde circulam. Dessa forma, elas passam a pressionar o poder público para cuidar do meio ambiente”, explicou. Hayde de Abreu [foto abaixo], de 74 anos, participou com o neto Francisco da exposição sobre a Bacia da Pampulha. “Acho importante que ele, ainda criança, saiba sobre a relevância de se preservar os rios e córregos da região”, justificou.

Carol Prado / UFMG
DSC_5715.jpg

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, destacou a importância de se comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente no Domingo no Campus. “A UFMG não pode se isolar de sua comunidade. As pessoas precisam curtir a UFMG no que ela tem de acolhedor, que não é apenas a sala de aula e os laboratórios. A cidade universitária precisa ser usufruída todos os dias, inclusive aos domingos. Aqui pode e deve ser um lugar de lazer, onde as pessoas socializam e compartilham bons momentos”, disse.

Para a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, a edição realizada na Estação Ecológica mostra que a universidade está no caminho certo para se integrar à comunidade externa. “A UFMG cumpre seu papel de se aproximar dessa comunidade, trazendo as pessoas para um espaço tão bonito e que todos merecem usufruir. A universidade é um espaço plural e de diversidade, por isso precisamos nos abrir. É muito gratificante ver a UFMG como um espaço público e de compartilhamento de experiências”, concluiu.

Para a pró-reitora de extensão, Benigna Maria de Oliveira, a realização do Domingo no Campus na Estação Ecológica aproxima as pessoas de um local da UFMG que ainda é pouco frequentado pela comunidade. “Com 114 hectares, a Estação Ecológica é uma área de preservação ambiental que faz trabalhos importantes de ensino, pesquisa e extensão, todos voltados para a preservação do meio ambiente. Muita gente não possui o costume de frequentar esse espaço, então é importante que a universidade abra as portas para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecê-lo.”

Foca Lisboa / UFMG
crian%E7as%20modelando%20massinhas.jpg
Crianças concentradas em uma das várias atividades oferecidas no evento

Transporte da moradia
A linha de ônibus que faz o trajeto entre as moradias universitárias, no bairro Ouro Preto, e o campus Pampulha circulou neste domingo, transportando residentes até a Estação Ecológica em dois horários (ida e volta). Para a professora Márcia Lousada, diretora de Políticas de Apoio Acadêmico, vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, essa facilidade busca atender a uma demanda dos alunos da moradia universitária.

Esses alunos precisam de mais alternativas de lazer. Eles estão perto da universidade, mas, na correria do dia a dia, não participam tanto de atividades de lazer porque acabam imersos nos estudos”, diz. Ela acrescentou que esse tipo de iniciativa é importante para os estudantes que, muitas vezes, enfrentam momentos de solidão e estresse devido às exigências da vida acadêmica.

“Temos nos sensibilizado em favor da saúde mental e contra o sentimento de solidão e o estresse que podem afetar esses alunos. O lazer serve como instrumento de formação cidadã, integrando esses estudantes. Aqui eles se divertem, fazem amigos e se sentem menos solitários.”

Carol Prado / UFMG
DSC_5915.jpg Bruno Esteves, estudante de jornalismo da UFMG que vive na moradia universitária, utilizou o transporte gratuito para chegar à Estação Ecológica. “Há pouca interação entre os alunos da moradia. O transporte incentiva os estudantes a participarem do Domingo no Campus e promove a integração da comunidade universitária”, disse.

Franceli Watanabe [foto abaixo] contou que, em quase três anos como aluna da graduação em Terapia Ocupacional, nunca tinha visitado o espaço. “Com o Domingo no Campus a gente pode sair um pouco do estresse da semana de estudos e trazer a família para conhecer a Estação Ecológica. Eu adorei”, disse ela.

Carol Prado / UFMG
franceli%20watanabe.jpg

Carol Prado /UFMG
DSC_5628.jpg Anderson Lima, aluno de Engenharia de Sistemas, elogiou a infraestrutura da Estação e deixou o filho Pedro Henrique à vontade para participar das brincadeiras e oficinas. “O evento, que geralmente acontece no gramado da Escola de Música, ficou muito interessante nesse espaço, principalmente por causa do contato com a natureza”, ressaltou.

Carol Prado / UFMG
DSC_5929.jpg A aluna Julia Amorim, caloura do curso de Biblioteconomia, foi ao evento acompanhada da mãe, do irmão e dos tios. Ela elogiou a iniciativa e disse que pretende voltar nas próximas edições. “As atividades estão muito divertidas. Já participei da brincadeira de rouba-bandeira, da dança cigana e ainda vou fazer a pintura no rosto”, contou.

O Domingo no Campus é iniciativa das pró-reitorias de Extensão (Proex), de Administração (PRA) e de Assuntos Estudantis (Prae), da Diretoria de Ação Cultural (DAC), da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).

Foca Lisboa / UFMG
DSC_5740.jpg
Alguns participantes aproveitaram o domingo de sol para pedalar na Estação Ecológica

A TV UFMG também acompanhou o evento. Assista ao vídeo:

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente