Universidade Federal de Minas Gerais

Política na era digital é tema de coletânea da Editora UFMG que será lançada amanhã

sexta-feira, 9 de junho de 2017, às 8h41

O livro Democracia digital: publicidade, instituições e confronto político, que reúne 19 ensaios de 27 pesquisadores do Brasil e da Europa sobre os impactos das novas tecnologias da informação e da comunicação sobre a política contemporânea, será lançado neste sábado, 10 de junho.

Organizado por Ricardo Fabrino, Marcus Abílio Pereira e Fernando Filgueiras, professores do Departamento de Ciência Política da UFMG, o volume traz reflexões sobre os potenciais e os dilemas da deliberação on-line, as redes sociais como instrumentos de representação e construção da opinião pública e o estímulo que essas novas tecnologias oferecem, em tese, à construção de transparência no plano da gestão pública.

As possibilidades de "ampliação do ideário democrático" e o alerta para os possíveis problemas que podem advir dessas tecnologias perpassam os ensaios da obra, como resumem os organizadores: "A visibilidade que pode informar e trazer pluralidade é a mesma que traz o risco do controle e da invasão à privacidade, na medida em que torna indivíduos mais vulneráveis. O acesso a uma profusão ininteligível de dados pode gerar mais opacidade em vez de transparência. A economia de compartilhamentos e curtidas e de mapeamento de percursos dos usuários cria novas formas de exploração de um trabalho que nem é percebido como tal. Se as comunidades podem ser espaço de afetos e solidariedade, elas também podem alimentar a intolerância e os discursos de ódio".

O lançamento será realizado na Livraria Quixote, da Savassi (Rua Fernandes Tourinho, 274), a partir das 12h. O livro custa R$ 70. Leia mais sobre a obra em matéria publicada no Boletim UFMG em março deste ano.