Universidade Federal de Minas Gerais

Livro sobre habitações de interesse social é lançado pela Editora UFMG

quarta-feira, 14 de junho de 2017, às 6h24

Reprodução
Capa%20-%20Ao%20Fim%20da%20cidade.jpg O professor André Prado, da Escola de Arquitetura, lançou, pela Editora UFMG, o livro Ao fim da cidade. A publicação é fruto da tese de doutorado de mesmo título, que recebeu menção honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses, em 2015.

Em seu livro, o arquiteto e urbanista analisou nove conjuntos habitacionais construídos em Belo Horizonte com base em variáveis que incluem desde características físicas e ambientais das moradias até sua inserção nos demais fragmentos de cidade.

O trabalho de André Prado também dialoga com estudos sobre políticas de habitação de interesse social, identifica conflitos socioambientais decorrentes delas e aborda as formas de expansão urbana e de consolidação de territórios populares.

"Programas como o Minha Casa Minha Vida estão associados à ideia de habitação social, mas têm beneficiado mais as classes médias. Eles cumprem o papel de aquecer a economia, mas levam famílias para longe de suas origens, quebrando laços sociais", analisou o autor, em matéria publicada pelo Boletim UFMG, em julho do ano passado.

O livro, que custa R$ 54, pode ser adquirido por meio do site da Editora.