Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
cr%E9ditos%20Divulga%E7%E3o.JPG
Exposição sobre a Bacia do Rio das Velhas pode ser visitada até este domingo,18

Atividades no Espaço do Conhecimento estimulam reflexões sobre brincadeiras, apropriação do espaço público e importância da água

sexta-feira, 16 de junho de 2017, às 7h33

Chamar atenção para a relevância da água para a vida, refletir sobre a apropriação dos espaços públicos de Belo Horizonte e debater a presença de atividades lúdicas no cotidiano são os objetivos das atividades programadas para este fim de semana, no Espaço do Conhecimento UFMG.

No sábado, 17, às 15h, será exibido o documentário Tarja branca – a revolução que faltava, dirigido por Cacau Rhoden. A sessão do filme, que trata a brincadeira como coisa séria, será seguida de roda de conversa sobre a importância das atividades lúdicas no cotidiano. A atividade, gratuita, tem classificação indicativa de 12 anos.

Às 19h, os participantes da oficina Apropriação de espaços invisíveis vão refletir sobre a lógica que privilegia os carros em Belo Horizonte. A invisibilidade de espaços como calçadas, parques, praças, rios e matas nas políticas públicas será usada como argumento para propor que o público pense em possibilidades de reapropriação de espaços públicos. A intenção é que os participantes façam uma intervenção coletiva no mapa colaborativo da exposição temporária À margem: água, cultura e território. A atividade, gratuita, também tem classificação indicativa de 12 anos.

No domingo, 18, a partir das 15h, a importância dos rios para o desenvolvimento da sociedade será tema de passeio pelas exposições do museu. A atividade Percurso temático: as histórias que correm com a água começa pela mostra Demasiado Humano, que mostra a importância da água para a vida no planeta e a relação das sociedades com os rios ao longo da história. Em seguida, o público será levado à exposição À margem: água, cultura e território. Lá, é possível compreender a relevância das bacias hidrográficas pelo mundo a partir do exemplo do Rio das Velhas, essencial para a consolidação de muitas cidades mineiras. A participação é livre e gratuita.

Para participar de todas as atividades é necessário retirar senha na recepção do Espaço.

Rio das Velhas
A exposição À margem: água, cultura e território, que conta a história das águas da Bacia das Velhas, encerra sua temporada neste domingo, 18. Por meio dela, o público é apresentando aos caminhos do Rio das Velhas. A mostra foi concebida em parceria com o projeto de extensão Manuelzão.

À margem integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, dos 20 anos do Projeto Manuelzão e dos sete anos do Espaço do Conhecimento. A exposição foi viabilizada com recursos de patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700.

Mais informações podem ser encontradas no site do museu ou em sua página do Facebook.

Divulgação
Cena%20do%20doc%20-%20Divulga%E7%E3o.jpeg
Documentário Tarja branca – a revolução que faltava será exibido neste sábado

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento)