Mecanismos cognitivos, comportamentais, neurais e evolucionários que podem explicar as razões pelas quais a escola é aversiva a um número crescente de crianças e jovens serão abordados em curso destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação e a profissionais de psicologia e das áreas de saúde e educação. Organizado pelo professor Vitor Geraldi Haase, coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento do Departamento de Psicologia, o curso de 20 horas, com aulas de 10 a 13 de julho, é composto de um módulo teórico e dois práticos – Avaliação neuropsicológica e Treinamento de pais –, opcionais. As inscrições se encerram em 10 de julho e devem ser feitas em página na internet. O curso Por que os alunos não gostam da escola? Contribuições das ciências cognitivas será ministrado pelo professor Vitor Geraldi Haase e contará com palestras das psicólogas Lívia de Fátima Silva Oliveira, Maria Isabel dos Santos Pinheiro e Flávia Neves Almeida. Para o módulo teórico, será fornecido CD com artigos de revisão e capítulos de livro sobre os tópicos abordados nas aulas. De acordo com o coordenador, os textos foram selecionados com base em ampla e atualizada revisão da literatura internacional. Aos alunos que cursarem o módulo prático também será fornecido CD com protocolos e normas dos instrumentos não comercializados e artigos referentes ao tema. Mais informações podem ser obtidas também pelo e-mail cursodeferiasneuropsi@gmail.com.